Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 09:37

Equipe da MAUÁ embarca rumo ao SAE BAJA Internacional

A competição ocorre na Carolina do Sul nos Estados Unidos.

Muita expectativa e otimismo envolvem a equipe do BAJA do Instituto Mauá de Tecnologia. Pela terceira vez os alunos da instituição conquistaram a oportunidade de estar entre as únicas três equipes que representarão o País durante o BAJA SAE Internacional. A competição universitária de protótipos off-road ocorre de 8 a 11 de abril, na Carolina do Sul (Estados Unidos) e contará com cerca de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil.

A vaga na competição internacional veio com o lugar no pódio conquistado pela Mauá na 16ª edição do BAJA SAE BRASIL – PETROBRAS, que ocorreu no final de fevereiro deste ano. Composta por 16 alunos de diversas habilitações do curso de Engenharia, a equipe Mauá assim que saiu da competição nacional voltou imediatamente para a oficina, buscando vencer o relógio e deixar tudo pronto para o próximo desafio. “Tivemos que correr para adequar o protótipo a algumas das exigências norte americanas”, conta o capitão da equipe, André Prado, aluno da 3ª série de Engenharia Mecânica. A equipe teve apenas 15 dias para fazer essa adequação, realizar a revisão das peças e preparar o relatório de apresentação do carro em inglês, além de conciliar os estudos.

Mesmo com todos esses desafios para participar do BAJA SAE Internacional, a equipe está bem confiante nos resultados. “Sabemos que a disputa nos Estados Unidos é bem acirrada, mas temos expectativas de conseguir uma boa qualificação. Independentemente do resultado, só pelo fato de podermos competir lá fora, já é uma grande conquista”, afirma André.

A competição - O SAE BAJA Internacional consiste em três competições regionais (BAJA SAE Carolina, BAJA SAE Western Washington e BAJA SAE Rochester) que simulam a realidade e os principais desafios que envolvem o desenvolvimento de projetos de engenharia. Os estudantes participantes devem projetar, construir e testar um veículo off-road capaz de passar por diversas provas, inclusive percurso em terrenos acidentados. As equipes também competem umas contra as outras para terem seus projetos aceitos para a fabricação em uma empresa fictícia. Além de construir o veículo dentro das regras impostas, os estudantes também devem ir em busca de financiamento para a produção dos veículos projetados.

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira