Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2010 - 10:05

CAIXA realiza primeira operação brasileira com moeda japonesa

Parceria entre Japão e governo de Santa Catarina prevê investimentos em saneamento no estado; CAIXA intermediará a remessa de recursos.

A Caixa Econômica Federal intermediará a remessa de mais de 14 bilhões de ienes de recursos do Japão para o Governo do Estado de Santa Catarina. A operação faz parte de contrato assinado na última quarta-feira (31), em Tóquio, Japão, entre o Governo Estadual, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e a Japan International Cooperation Agency (JICA).

Os recursos serão investidos no atendimento dos serviços públicos de ampliação da cobertura para coleta e tratamento de esgotos urbanos, principalmente na região litorânea, onde o turismo e a a pesca são desenvolvidos.

A CASAN aplicará os recursos em 10 projetos que abrangem os municípios de Balneário Barra do Sul, Piçarras, Penha, Bombinhas e Florianópolis e ampliam 8 estações de tratamento e 66 estações elevatórias com 529 quilômetros de tubulação de esgotos, beneficiando 340 mil habitantes.

Esta é a primeira operação da Agência Japonesa a ser internalizada pela Caixa. “A assinatura desta operação foi um momento histórico para o governo do Estado de Santa Catarina e também para a Caixa, que já vem buscando parcerias com esta agência do governo japonês (JICA) para outros projetos, e que tem o mesmo objetivo de investir na melhoria da qualidade de vida e no crescimento sustentável da economia brasileira”, disse o superintendente regional no Japão, Luiz Carlos de Azevedo.

Os recursos aproximados de R$ 300 milhões serão liberados em parcelas a partir do mês de agosto, em processo a ser centralizado na Agência Anita Garibaldi, em Florianópolis. “Foi uma grande vitória da Caixa e da equipe gerencial da Superintendência Regional Florianópolis, devido à existência de um pré-contrato entre a CASAN e outra instituição financeira. No final, prevaleceram a competência e a habilidade negocial de nossos gestores para que esses recursos ficassem na Caixa”, declarou o superintendente regional da CAIXA em Florianópolis, Roberto Carlos Ceratto.

Estiveram presentes no evento de assinatura o superintendente regional do Escritório da Caixa no Japão, Luiz Carlos de Azevedo, o gerente regional desse mesmo escritório, Helio Shinohara, o presidente da CASAN, Walmor Paulo de Luca, o diretor financeiro desse órgão, Laudelino de Bastos e Silva, o governador de Santa Catarina, Leonel Pavan e os diretores da agência japonesa JICA.

Japan International Cooperation Agency - A agência atua como uma ponte entre o povo japonês e os países em desenvolvimento, por meio de cooperação internacional, compartilhando conhecimento e experiência na construção de um mundo mais pacífico e próspero e auxiliando o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

No Brasil, a organização existe desde 1976, atualmente com dois escritórios no país: um em Brasília, responsável por assuntos de cooperação técnica e outro em São Paulo, encarregado pelas atividades relacionadas à comunidade nikkei.

Laços históricos de amizade entre Brasil e Japão fizeram do país o sexto maior receptor do auxílio japonês - mais de 96 bilhões de ienes (cerca de 1,7 bilhão de reais). [ www.casan.com.br | www.jica.org.br/br | www.caixa.gov.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira