Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2010 - 08:03

Firjan revela diminuição de emprego na indústria da Baixada

Os impactos da crise econômica no mercado de trabalho ficaram para trás. Em nota técnica “Acompanhamento do Mercado Formal de Trabalho Fluminense” o Sistema Firjan revela que em fevereiro foram gerados 8.298 mil vagas de emprego no Estado do Rio de Janeiro. Um aumento de 51,4% em comparação ao mês anterior.

Segundo o estudo, o setor que mais contribuiu para este resultado foi serviços, com 9.500 vagas, a maior parte delas concentradas na capital (6.817 novas oportunidades em serviços). Na indústria, o destaque de fevereiro ficou para serviços industriais de utilidade pública, que pelo segundo mês consecutivo apresentou um nível elevado de contratações em tratamento e disposição de resíduos não perigosos.

Entre as regiões fluminenses, o principal gerador de emprego foi a Capital. Mas os estudos mostram que a Baixada Área I, que abrange os municípios de Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba, apresentou saldo negativo na criação de empregos formais sob influência. Em fevereiro, a Baixada Área I, voltou a ter saldo positivo em fevereiro, mas este resultado não foi suficiente para reverter o encolhimento de mercado de trabalho registrado em janeiro. Conseqüentemente, o primeiro bimestre encerrou negativo. Os novos postos de trabalho de fevereiro foram criados na Construção Civil de Seropédica e Nova Iguaçu. Já em Paracambi a alta foi na Administração Pública. Por outro lado, os encerramentos mais significativos ficaram restritos à Indústria da Transformação em Nova Iguaçu, que registrou encerramento de 165 postos de trabalho na indústria Química ligada à fabricação de produtos derivados do petróleo (exceto produtos de refino) e cosméticos.

O Brasil fechou o primeiro bimestre de 2010 como o melhor da série histórica nacional, iniciada em 1995. Foram 209.425 mil novas vagas de trabalho no mês de fevereiro, 15,4% a mais que janeiro e reabre os postos de trabalho extintos por conta da crise mundial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira