Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2010 - 08:29

Executivo da Goodyear ministra palestra na Convenção da Pneushow 2010

A Convenção Internacional da Indústria de Pneus acontece de 13 a 15 de abril, e será uma as atrações paralelas da Pneushow-Recaufair 2010 – 9ª Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços.

Anésio Roberti, Gerente de Recauchutagem América Latina da Goodyear, é um dos convidados para ministrar palestra, e vai abordar o tema "Recauchutagem e Tecnologia", que integra o Módulo "Tecnologia de Produção e Reforma", tendo como foco principal o segmento de pneus comerciais (caminhões e ônibus).

Entre os principais tópicos que vai desenvolver, destacam-se: tecnologia dos pneus novos atualizada, oportunidades de melhorias em processo de reforma, melhorias de eficiência de processo, racionalização de custos no que se refere a insumos e influência de pequenos detalhes técnicos, que afetam profundamente a performance do pneu reformado.

Roberti afirma que “uniformidade é a palavra chave atual, e as tendências para esse segmento são baixa variação de processo de reforma, ergonomia ao operador, eficiência e consistência de processo, monitoramento de todas as etapas do processo e utilização de equipamentos de custo-benefício adequada a nosso mercado”.

O executivo alerta que “não podemos esquecer de forma alguma que a destinação final sadia dos resíduos e pneus inservíveis é fundamental, e a cada dia ganha mais importância aos olhos do transportador”. E afirma que "esse será nosso destaque e um diferenciador num futuro muito próximo".

O Brasil não deixa a desejar quando o assunto são novas tecnologias. Segundo Roberti, "no mercado interno há pneus novos atualizados tecnologicamente em relação aos existentes no mercado internacional, pois muitos pneus produzidos aqui são exportados aos mais exigentes mercados internacionais".

Já na Reforma, o nível de exigência de nosso mercado é bastante elevado, devido às condições de utilização de nossos pneus. O especialista explica que “a sobrecarga, associada à elevada velocidade e combinada com condições de rodovias deficientes fazem com que nossos pneus e recapagens sejam submetidos a condições extremas, e nosso mercado reformador vem se adaptando com muita flexibilidade e maturidade a esse elevado nível de exigência".

O Gerente da Goodyear diz que “no setor de reforma brasileiro o acesso a equipamentos de ponta é limitado”. Segundo ele, “o custo do capital e a elevada sobretaxa na importação de equipamentos fazem com que o Brasil não esteja em compasso com países do primeiro mundo quanto à disponibilidade de equipamentos de Reforma”. Essa deficiência de equipamentos de elevada tecnologia faz com que nosso processo de reforma seja mais dependente da qualidade da atividade do operador, que precisa estar muito bem treinado e capacitado para exercer suas atividades.

Com relação ao “futuro do pneu na recauchutagem”, Roberti diz que “a cada dia o segmento de Reforma de pneus terá sua exigência aumentada, seja por regulamentação do setor (INMETRO) ou por exigência do transportador. Ele prevê que “o segmento de reforma de pneus estará passando por enormes desafios de competitividade, uma vez que qualidade de produto não mais se discute”.

Na Goodyear, o executivo revela que “estão convictos de que para baixar o custo por quilômetro do transportador, a única alternativa é disponibilizar produtos de qualidade superior, utilizando-se da melhor tecnologia disponível, seja para a fabricação de pneus novos (e por isso seguem fazendo grandes investimentos seja em inovação ou nas fábricas) ou na fabricação de precurados e até mesmo camel back".

Para que o setor se mantenha competitivo, Roberti opina que, “além de produtos de elevado padrão de qualidade, também precisa estar otimizado em seu processo fabril com ótimo gerenciamento da operação recapadora, não somente da produção, como também das áreas comerciais e administrativas”.

Como palestrante da Convenção, Roberti diz que “tem como expectativa poder estimular o segmento a analisar e diagnosticar seu status atual, repensando no futuro, o que nos espera e nossas inquietudes, sempre em uma abordagem positiva e em busca de novas oportunidades para consolidar o setor que desempenha importante papel no cenário econômico brasileiro”. E ainda vai além, e acrescenta que o evento é único e ímpar para poder compartilhar as mais recentes informações e atualizações no setor. “Identifico como uma oportunidade de melhoria de capacitação e informação para o segmento”, diz.

Como fabricantes de pneus e produtos para reforma de pneus, a Goodyear procura agir forte na formação e capacitação de pessoal para ampliar a vida dos pneus. “Fazemos isso através de uma utilização e aplicação recomendada para que o transportador consiga extrair maior longevidade e o menor custo por quilometro em seu uso”, explica.

O gerente de Recauchutagem América Latina da Goodyear, Anésio Roberti, convida profissionais do setor e interessados para sua palestra, no dia 13 de abril, às 15h30, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte-SP.

.[ Pneushow- Recaufair 2010 – 9ª Feira e Convenção Internacional de Pneus - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços, de 13 a 16 de abril de 2010, Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho | São Paulo – Brasil. Promoção: Francal Feiras. Realização: ARESP – Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo, ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus e AREBOP - Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas. Apoio: FETCESP – Federação das Empresas de Transporte do Estado de S.Paulo; ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, ABRAPNEUS - Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus, INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, SETCEPAR - das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná, SETPESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e SETRERJ – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro. Apoio Internacional: TIA – Tyre Industry Association, Federación Argentina del Neumático, e ARAN - Asociación de Reconstrutores Argentinos de Neumáticos].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira