Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2010 - 08:33

ZTE fecha o ano de 2009 com faturamento superior a USD 8.820.000,00

A empresa atinge o crescimento mais rápido na indústria, com aumento da receita de 36,08%.

Hong Kong, 8 de abril de 2010 - A ZTE Corporation ("ZTE" ou "Grupo") (Código de ações H: 0763.HK / Código de ações A: 000063.SZ) anunciou no dia 08 de abril (quinta-feira), os resultados anuais relativos ao exercício finalizado em 31 de dezembro de 2009.

Baseado no HKFRS, a ZTE registrou uma receita de aproximadamente USD 8. 820,7 milhões em 2009, o que representa um aumento de 36,08% em comparação com 2008. O lucro líquido da empresa foi de USD 359,7 milhões, um aumento de 48,06% em relação a 2008. O lucro básico por ação foi de USD 0,21. Em 2009, o fluxo de caixa líquido das operações foi de USD 0,28 por ação.

Aplicando os padrões contábeis 'PRC ASBE' ao ano em análise, a receita advinda das principais operações do Grupo foi de aproximadamente USD 8.820,7 milhões, o que representa um aumento de 36,08% em relação a 2008. O lucro líquido foi de USD 359.7 milhões, um aumento de 48.06% em relação a 2008. O lucro por ação totalizou USD 0,21. Em 2009, o fluxo de caixa líquido das operações foi de USD 0,31 por ação.

O Conselho de Administração da empresa recomendou o pagamento de um dividendo final para o exercício findo em 2009: a criação de cinco ações para cada 10 ações e um dividendo em dinheiro de USD 0,44 para cada 10 ações (incluindo impostos).

De acordo com os resultados, pode-se afirmar que a ZTE obteve um crescimento estável e sadio da sua receita, assumindo uma posição de liderança entre os principais fabricantes do setor em termos de velocidade de crescimento. A ZTE tem se empenhado na promoção da sua capacidade de fornecimento de produtos e manteve um forte fluxo de caixa, propondo a distribuição de lucros ou capitalização da sua reserva de capital.

Durante o ano, o faturamento do Grupo com as operações domésticas totalizou USD 4.449,6 milhões, o que representa um crescimento de 74,04% em relação ao ano passado. A construção de redes 3G foi fortemente apoiada pelo governo, que a enxerga como um novo impulsionador do crescimento econômico. O Grupo alavancou as oportunidades proporcionadas pela construção em grande escala de redes 3G no país e conseguiu se tornar o maior fornecedor de equipamentos para redes 3G da China, sendo escolhido para integrar os projetos de construção de rede das três principais operadoras do país, firmando parcerias estratégicas positivas e equilibradas. Ao mesmo tempo, a empresa registrou forte crescimento no volume de vendas dos produtos TD-SCDMA, CDMA e XPON.

Quanto à receita gerada pelas operações internacionais, esta cresceu para USD 4.371,1 milhões, um incremento de 11,34% em relação ao ano anterior, representando 49,56% da receita total do Grupo. Apesar do mercado morno de telecomunicações, o Grupo conseguiu superar o impacto da crise econômica mundial e manter um bom ritmo de crescimento por meio de preços competitivos, tecnologia de ponta e solidez financeira.

O Grupo conseguiu excelente penetração nos mercados high-end de todo o mundo. Os principais produtos da empresa (com exceção dos terminais), como carrying networks, redes de acesso e redes de serviços, vêm conquistando espaço em importantes mercados da Europa e das Américas, que tem tudo para se tornarem fontes de grande crescimento para a ZTE nos próximos anos.

Hou Weigui, presidente da ZTE, afirmou que "em 2009, o Grupo conseguiu realizar avanços significativos e teve um excelente crescimento no segmento de fornecimento de produtos para rede. No mercado mainstream, liderou o ranking do mercado PRC 3G deste período de referência. As receitas provenientes da Europa e da América cresceram rapidamente e já são uma porcentagem importante da receita de vendas nos mercados internacionais. Conseguimos realizar grandes avanços no mercado mainstream devido aos nossos pontos fortes: pesquisa e desenvolvimento, capacidade de fornecimento rápido e conquista de contratos para construir redes comerciais nas principais cidades do mundo, trabalhando em parceria com operadoras mainstream como a CSL, KPN e Telenor".

O segmento de negócios de terminais da ZTE também sustentou crescimento acelerado em 2009 e a posição da empresa no ranking mundial de fornecimento de aparelhos continuou a subir. No mercado doméstico, foi registrado rápido crescimento na venda de terminais durante todo o ano, graças ao próspero mercado 3G. No cenário internacional, a ZTE continua realizando avanços em importantes mercados e com as principais operadoras, o que resulta em uma presença global equilibrada. As vendas de terminais estavam em ascensão na Europa e nos Estados Unidos, o que é um bom indício de que a ZTE vai conseguir concretizar os seus objetivos de desenvolvimento e negócios em 2010.

Hou concluiu: "No próximo ano, vamos nos concentrar em aprimorar a capacidade de integração das nossas soluções e também lutar para melhorar cada vez mais a qualidade das redes fornecidas aos clientes, reforçando a nossa estratégia de concorrência, o desenvolvimento e fornecimento de produtos, comportamento de mercado, etc. Enquanto isso, vamos manter o foco nas prioridades, trabalhando para aumentar a nossa eficiência, buscar uma maior internacionalização e formar uma base sólida para que possamos crescer e nos tornar uma empresa de classe mundial, aproveitando sempre as oportunidades à nossa disposição".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira