Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2010 - 08:55

Porto de Marseille-Fos amplia capacidade para recebimento de produtos brasileiros


O Porto de Marseille Fos participa esta semana da Feira Intermodal 2010, evento que reúne em São Paulo os dirigentes mais influentes dos setores de logística e dos transportes do continente sul-americano.

A missão comercial é chefiada por Dirk Becquart, Diretor de Desenvolvimento, recentemente contratado pelo Porto de Marseille-Fos. A gerente comercial para as Américas, Geraldine Manzon, apresentou ontem, dia 07 de abril, na sala de imprensa do evento, os principais projetos do Porto de Marseille-Fos para os próximos anos.

No Brasil, o Porto apresenta Marseille-Fos como uma alternativa eficiente aos transportes realizados hoje através dos portos do norte da Europa. Ele propõe dinamizar os intercâmbios de contêineres, de produtos agrícolas e alimentícios, de granéis sólidos e de biocombustíveis. Distante mais de 1.000 km dos portos do Norte, os exportadores podem obter reduções nos custos das exportações ao desembarcar seus produtos em uma região próxima ao Mediterrâneo e do Norte da África .

O Porto evidencia sua posição de porta de entrada para os mercados europeus e mediterrâneos, e sua capacidade de movimentação de contêineres, proporcionada por seus dois terminais atuais, que serão complementados em 2011 por dois novos terminais, Fos 2XL. Uma oferta que será reforçada até 2017/2018 por um 5º terminal, o Fos 4 XL, cuja operação será de responsabilidade da Hutchison, líder mundial no seu segmento. Desta forma, a capacidade dos terminais será elevada de 2,6 milhões de TEU a 4 milhões.

O Porto também apresenta o potencial da zona logística de Fos Distriport, situada nas proximidades dos terminais de contêineres: um terço dos 600.000 m2 da área construída da plataforma já encontra-se concluído e em operação.

O Porto de Marseille-Fos também pretende sensibilizar os dirigentes brasileiros da área de biocombustíveis em relação à sua experiência no assunto. 3º porto petroleiro mundial com 60 milhões de toneladas de granéis líquidos movimentados em 2009, o Marseille-Fos dispõe de espaços disponíveis para desenvolver projetos industriais ou de estocagem. Para 2012, a capacidade de estocagem de biocombustíveis será de 2 milhões de metros cúbicos.

O Port de Marseille-Fos é o 1º porto francês, o 1º porto mediterrâneo e o 4º porto europeu com um tráfego total de 83 milhões de toneladas em 2009. Ele se posiciona como um porto polivalente: hidrocarbonetos, mercadorias diversas, granéis sólidos, granéis líquidos, passageiros.

Sua posição geográfica no Mediterrâneo e a quadrimodalidade da qual é dotado (rio, ferrovia, rodovia, dutos) o posiciona como porta de acesso natural para os mercados europeus.

O Brasil é o 1º parceiro do Porto de Marseille-Fos na América do Sul.

Nos últimos cinco anos, as trocas entre o Brasil e o Porto de Marseille-Fos totalizaram em média 4,5 milhões de toneladas anuais, constituídas em sua maioria de granéis sólidos (4milhões de toneladas). O saldo é repartido entre granéis líquidos e mercadorias diversas.

O Porto de Marseille-Fos tem um acordo de portos-irmãos com o porto de Santos desde 2006. [www.marseille-port.fr]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira