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09/04/2010 - 09:40

Entender o que se passa na cabeça do consumidor é o grande desafio do varejo

Conhecer o consumidor e entender seu comportamento para atender a seus desejos elevam as vendas das marcas e dos estabelecimentos varejistas. Pesquisa revela que 70% das escolhas de marca, pelas 500 milhões de pessoas que circulam anualmente pelo varejo brasileiro, ocorrem no próprio ponto de venda. Desenvolvimento e introdução de estratégias eficientes leva a AnimusO2, agência especializada em Shopper Innovation, a conquistar contas de gigantes da indústria e do varejo.

Entender o que se passa na cabeça do consumidor, desde o momento em que ele entra na loja, conhecer seus hábitos, descobrir como atrair sua atenção em pouquíssimos segundos, como satisfazer suas necessidades e fazer com que retorne ao estabelecimento são questões que tiram o sono de fornecedores e varejistas, desde o setor supermercadista, as lojas de brinquedos e de materiais de construção até as farmácias e postos de combustíveis, entre outros. Portanto, o grande desafio atualmente é, em termos técnicos, aumentar a taxa de conversão, ou seja, incrementar as vendas de uma marca ou do próprio estabelecimento.

Empresas como ESSO/Cosan (postos de combustível), Dican (indústria de brinquedos), Johnson & Johnson (indústria), Amanco (indústria) e Diageo (bebidas alcoolicas) contrataram a AnimusO2 (www.animus-o2.com), a primeira agência no Brasil especializada em Shopper Innovation, fundada há apenas um ano a partir da fus&atil de;o dos escritórios Animus e Oxygen, para avaliar ou colocar em prática estratégias que transformem esses desafios em respostas que aumentem o faturamento de seus negócios. O trabalho da AnimusO2 é justamente entender os processos mentais e as necessidades tanto dos compradores como dos usuários, fornecedores, vendedores e lojistas como dos criadores das marcas no mercado. Após um processo que envolve investigação, avaliação e diagnóstico, coloca em prática as estratégias para incrementar vendas e rentabilidade.

Mas, afinal de contas, por que é fundamental para a indústria e para o varejo conhecer tão bem o comportamento de seus consumidores? Aproximadamente 500 milhões de pessoas circulam anualmente pelo varejo brasileiro e, de acordo com uma pesquisa da Deloitte Consulting, 70% das escolhas de marca ocorrem no ponto de venda (PDV). “O cliente é a todo momento bombardeado com milhares de mensagens de marketing, mas poucos conseguem percebê-las. Por isso, a eficiência da propaganda tradicional começa a ser questionada, o que torna fundamental buscar novas alternativas para conquistá-lo”, explica o diretor de Planejamento da AnimusO2, Steve Hevesi.

Diante dessa realidade, fica claro que não basta construir uma marca e torná-la atrativa. É necessário tornar o consumidor fiel e proporcionar a ele a melhor experiência de compra. Estudo realizado pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) e pela Meeting Professionals International (MPI) com executivos de promoção, marketing e trademarketing revela que atualmente o marketing promocional no PDV é a ação mais utilizada pelas empresas, porque ao longo dos últimos anos o cliente mostra-se uma figura que pensa de um jeito, mas age de outro.

Além do que os olhos podem ver – Os estudos em neuromarketing, derivados das crescentes pesquisas da neurociência, buscam conhecer por meio do mapeamento do cérebro em tempo real como o consumidor reage aos estímulos e quais são as áreas cerebrais envolvidas na decodificação das mensagens. Com essas informações é possível organizar as gôndolas estrategicamente e realizar ações pontuais, elevando assim as vendas. Uma boa comunicação também influencia os shoppers. De acordo com o diretor de planejamento da AnimusO2, Steve Hevesi, o primeiro passo é entender o comportamento do cliente dentro da loja para depois identificar e colocar em prática as ações mais simples, como a fixação de cartazes. “Um dos erros mais comuns é repetir o que foi feito no passado sem possuir dados concretos de avaliação. Muitas empresas insistem em fazer um “enxoval” tradicional de merchandising, mas é importante se diferenciar e ousar para obter resultados concretos”, diz Hevesi.

Nimuso2 [www.animus-o2.com] - A AnimusO2, resultado da fusão das empresas Animus e Oxygen, é a primeira agência especializada em Shopper Innovation, um processo de consultoria estratégica em shopper marketing que projeta e constrói inovação no curto, médio e longo prazo para o cliente.

O foco da agência é aumentar a conversão de venda de uma marca ou do próprio estabelecimento, por meio do desenvolvimento e introdução de estratégias no ponto de venda (PDV), de empresas dos segmentos varejista, industrial, bancário, imobiliário, hoteleiro e de comércio eletrônico, entre outros.

Com escritórios nas capitais paulista e fluminense, a AnimusO2 trabalha de forma integrada ou complementar com consultorias de marketing e branding e agências de propaganda, promoção ou merchandising.

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