Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2010 - 09:47

Mercado de proteção solar foi o tema de encontro promovido pela ABRE

Bruno Alcantara da Johnson & Johnson destacou que esse mercado deve crescer no país nos próximos anos.

A ABRE – Associação Brasileira de embalagem realiza mensalmente um Café da Manhã para debater algum tema de interesse para toda a cadeia produtiva de embalagem. Esses eventos fazem parte do planejamentro estratégico da Associação que tem como meta o contínuo crescimento e aperfeiçoamento do setor.

É através desse planejamento que norteia todas as atividades da Associação, que a ABRE vem ampliando seu leque de atuação, oferecendo aos seus associados e ao mercado informações que promovam o fortalecimento do setor e que são primordiais para o desenvolvimento daqueles que produzem ou utilizam embalagem.

Proteção Solar – um importante mercado para o setor de embalagem

O encontro mensal da ABRE abordou o tema “Inovações e tendências no mercado de proteção solar" em palestra proferida por Bruno Alcantara, coordenador de desenvolvimento de embalagens da Johnson & Johnson, no dia 31 de março.

No Café da Manhã ABRE, que teve o patrocínio das empresas Braskem, CCL Label e BTS – Brazil Trade Shows, o palestrante discorreu sobre todo o potencial e diferencial desse mercado para o setor de embalagens.

Segundo ele, o Brasil é o segundo maior mercado de proteção solar do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.

Apesar deste número e de seu crescimento acentuado nos últimos anos, este setor ainda apresenta um grande potencial de crescimento no país, principalmente ao distinguir uma das características do mercado brasileiro que mostra que a utilização dos protetores solares ainda está muito ligada ao verão. O ideal seria que ele fosse aplicado continuamente para proteção contra os raios solares.

Na verdade, o mercado de proteção solar ainda oscila muito no país, tendo picos de consumo nos meses mais quentes do ano, por isso a indústria vem trabalhando no sentido de conscientizar o consumidor sobre a importância da constante proteção solar que é benéfica para a saúde.

Outro dado que indica o grande potencial de crescimento desse mercado no país é o número de lançamentos de protetores solares. A América Latina está em 3º lugar com 173 lançamentos, atrás da Europa que teve 691 e da região da Ásia/Pacífico com 371.

Bruno também explicou que o consumidor tem interesse cada vez maior em itens que ofereçam uma maior facilidade de aplicação e que a indústria vem trabalhando para desenvolver produtos que atendam a essa exigência do mercado.

Finalizando, o palestrante falou sobre as principais tendências deste mercado como proteção mais fácil, pela simplificação ao utilizar este produto, novos formatos, benefícios extras, e por benefícios naturais como a utilização do Aloe Vera nas formulações.

Especificando as tendências para o setor de embalagem pode-se dizer que existe uma procura por tudo que é ligado à sustentabilidade como a redução do peso das embalagens; uso de materiais e fontes de energia sustentáveis; uso de embalagens renováveis e biodegradáveis e a possibilidade de utilização de novas resinas. Outra tendência é a utilização de embalagens que sejam desenvolvidas com responsabilidade social, o que abrange a certificação de cadeias produtivas, a condição humana de trabalho e a comunicação da embalagem que deve ser pensada em prol da reciclagem, ou seja, deve informar melhor o consumidor sobre como reciclar, o que se deve fazer e os benefícios que a reciclagem propicia.

ABRE - Fundada há 43 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil, através de suas inúmeras ações, fomentando as atividades deste segmento.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2010 terá como tema “ Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação também promove a Mostra ABRE de Design de Embalagem que em 2009 teve como tema o “Design Global – desafios do mundo contemporâneo” e o Café da Manhã mensal.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a Associação é a responsável pelo marketing mundial da WPO

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. [ www.abre.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira