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10/04/2010 - 09:13

Intermodal fecha a 16ª edição com balanço de 500 expositores e 43.629 visitantes

A Intermodal South America fechou no dia dia 8 de abril (quinta-feira), a sua 16ª edição, após três dias de evento no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com saldo positivo e com movimento de 43.969 visitantes. A maior feira de transporte de carga, logística e comércio internacional, que apresenta crescimento acelerado desde sua inauguração – em 1995 eram 80 expositores contra os 500 presentes hoje na feira -, repetiu o sucesso dos anos anteriores e cresceu não apenas no tamanho, mas também na popularidade e importância. Outro número interessante é que a Intermodal gera aproximadamente 12.000 empregos diretos e indiretos, movimentando a economia não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Este ano o programa de conteúdo contou com três fóruns inéditos: o Infra-Portos - discussão sobre os portos nacionais -, o Intermodal Connection - palestras sobre as relações comerciais entre o Brasil e os seus principais parceiros comerciais -, e o Intermodal Solutions Forum, que garantiu 18 horas de palestras gratuitas e networking para os profissionais que visitaram a feira.

Palestrante mais aguardado do inédito Infra-Portos, e um dos convidados ilustres da abertura da Intermodal, o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, afirmou que pretende ampliar ainda mais o apoio da secretaria à Intermodal nos próximos anos, para que a feira continue acompanhando o desenvolvimento do setor e ajudando a disseminá-lo.

Na solenidade de abertura oficial da Intermodal South America, dia 6 de abril, o diretor executivo da UBM Brazil – empresa organizadora do evento - e anfitrião da Intermodal, Joris van Wijk, recebeu o ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Pedro Brito; o vice-presidente da FIESP, Saturnino Sérgio da Silva; o secretário de Política Nacional dos Transportes, Marcelo Perrupato; o ministro de Transporte, Obras Públicas e Manejo da Água do Reino dos Países Baixos, Camiel Eurlings; o secretário de Estado da Alemanha do Ministério Federal de Transportes, Construções e Desenvolvimento Urbano, Rainer Bomba; e o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX), Luiz Fernando Antônio.

Com o setor em franca expansão nos últimos cinco anos, em especial no Brasil, que tem se destacado no cenário mundial, principalmente pela velocidade com o qual se recuperou da última crise, e o êxito alcançado pela Intermodal nas últimas edições, as autoridades brasileiras e internacionais abriram a edição num clima otimista e anunciaram acordos e negócios previstos para o ano. “O aumento de 80 para 500 expositores reflete o desenvolvimento forte no Brasil na área de transporte de carga e logística, e o investimento contínuo no setor ao longo desses 16 anos de realização da Intermodal”, afirmou van Wijk.

“Durante os três dias, os expositores demonstraram que estão satisfeitos com a feira. O evento se firmou definitivamente como um ponto de encontro para clientes com poder de decisão e negociações futuras. O perfil do público esse ano foi primoroso, e esse é o diferencial da Intermodal, atrair mais visitantes, mas com foco na qualidade e não na quantidade” afirma Bárbara Nogueira, gerente da Intermodal, se referindo ao fato de a maioria dos visitantes serem embarcadores de carga e com alto poder de decisão.

Segundo dia é marcado por novidades de grandes empresas do mercado Apresentações, balanços e parcerias foram alguns dos destaques apresentados durante o maior evento do setor de transportes de carga, logística e comércio internacional das Américas. No segundo dia da Intermodal South America 2010, importantes organizações do setor de transportes de carga, logística e comércio internacional, como ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Columbia, ALL, Port de Marseille e Standard Logística, anunciaram suas principais novidades.

A ANTF divulgou o balanço do setor ferroviário de cargas de 2009. A produção ferroviária desse ano deve chegar a 279,9 tku (toneladas por quilômetro útil), recuperando a queda de 10% na comparação com o ano anterior (243,4 milhões de tku). A Columbia lançou um novo logotipo e falou sobre o investimento de R$ 800 mil no reposicionamento da sua da marca no mercado. A ALL (América Latina Logística), em parceria com a Usiminas, desenvolveu seu maior projeto logístico para o transporte de bobinas de aço. Até o final de 2011, permitirá o carregamento, por ferrovia e rodovia, de 95 mil toneladas/mês entre São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O investimento é de aproximadamente R$ 235 milhões.

Intermodal Connection - O Intermodal Connection, programa que envolve câmaras de comércio do Brasil e de diversos países, abordou o tema: Relações Comerciais entre o Brasil e a China, com a apresentação do diretor da Câmara de Comércio Brasil-China (CCIBC), Kevin Tang.

Apontou características do país oriental para a criação de oportunidades de negócios e de logística entre o Brasil e a China. Segundo Tang, a China oferece competitividade com produtos customizados a preços imbatíveis e estabilidade macroeconômica, qualidade com nível internacional que atende clientes exigentes e padrões rigorosos, quantidade e distribuição em escala global, reduzindo custos, prazos e atendendo o mundo inteiro, e tecnologia através da capacidade de produzir usando a mais alta tecnologia em produtos sofisticados e inovadores.

O diretor da CCIBC apresentou os números referentes à movimentação de carga na China, 25 bilhões de toneladas por meio dos principais modais utilizado no país: hidroviário, ferroviário e rodoviário respectivamente.

Em 2009, a China foi a maior parceira do Brasil em exportações com rendimento de 20 bilhões de dólares, e a segunda maior nas importações, com saldo de 16 bilhões de dólares.

Intermodal Solutions Forum - No módulo Intermodal Solutions Forum de ontem, a empresa Ferrol Atlantic Logistic Port – Porto de Ferrol - apresentou estudo sobre as consequências do alargamento do Canal do Panamá. Intitulada “Global Container Logistics – the enlargement of Panamá Canal”, a apresentação exibiu um estudo de caso que apontou a estratégica geográfica mais importante e os efeitos globais na logística marítima após a execução do projeto no canal.

As pesquisas foram elaboradas em conjunto com os especialistas dos portos espanhóis, em especial o Porto de Ferrol, universidades – Universidade Instituto de Estudos Marítimos - e com instituições do Panamá – acordo estabelecido com autoridades do País – Plataforma logística -- Portos de Espanha (Madri) e Ferrol.

A Ferrol Atlantic Logistic Port apresentou também as principais questões enfrentadas pelo setor no mundo e mostrou a previsão mundial da demanda depois da crise. Os gráficos indicaram que, após a desaceleração econômica, haverá recuperação e que o crescimento será mantido. Porém, as taxas desse crescimento serão menores do que nas décadas anteriores. Sobre os serviços globais mais importantes, foram destacadas como principais áreas de produção e consumo a rota Ásia-Europa-América, sendo que o continente asiático tem a maior fatia de mercado.

A Golden Cargo, empresa do Grupo Arex especializada no gerenciamento e operação da cadeia logística de mercadorias especiais, como defensivos agrícolas e produtos químicos embalados, também participou do Intermodal Solutions Forum. A empresa explicou a contratação dos dez maiores fornecedores de software e estabeleceu alguns pesos para essa tomada de decisão como: a marca e o nome no mercado, metodologia de implantação (implantação do escritório de projetos e MIT TOTVS), infra-estrutura, evolução tecnológica sem customização, entre outros. A elevação do nível de serviço, massa de dados confiável (BI TOTVS), atendimento agendado (Supply Chain), integração transparente com o TMS (Cross Docking), faturamento automático, e a melhoria na apuração dos serviços foram os maiores ganhos que a empresa obteve nos processos de armazenagem e logística no último ano.

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