Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2010 - 09:53

FCC lança material para solado que se decompõe quando descartado na Fimec 2010


Elastômero 30% mais leve e com toque de borracha para produzir calçados totalmente em plástico, e composto emborrachado que permite injeção de peças leves, com sensação de conforto.

A FCC, indústria fabricante de sistemas de colagens e vedantes, compostos termoplásticos e resinas poliuretanas, e insumos e componentes para calçados, apresentará na Fimec 2010 suas novidades para atender o complexo coureiro-calçadista. Otimista com o bom momento vivido pelo segmento, a indústria investe em novidades que têm a sustentabilidade como foco principal.

Buscar o crescimento baseado na tecnologia e qualidade dos produtos e serviços, tendo sempre como foco o investimento que garanta o futuro sustentável, é a linha de condução da atuação da indústria que é o maior e mais diversificado fornecedor de elastômeros na América Latina.

Completando 41 anos de existência, pioneira no desenvolvimento de alternativas sustentáveis, a FCC apresentará novidades como o Fortiflex TPEFP 65, um Elastômero Termoplástico (TPE) para injeção de calçados tipo Full Plastic. Este produto está sendo apresentado para atender à demanda gerada pelo movimento de moda, que tem valorizado os calçados totalmente de plástico. O principal diferencial do Fortflex TPEFP 65 é a leveza – ele é 30% mais leve que outros materiais para a injeção de calçados, além de ter muita flexibilidade e um toque de borracha. Por ter a textura de borracha, o Fortiflex TPEFP 65 tem mais aderência ao solo, aumentando a segurança e o conforto ao caminhar. Do ponto de vista técnico de utilização da matéria-prima, o Fortiflex TPEFP 65 tem melhor fluidez e melhor processabilidade, com preenchimento mais fácil do molde e melhor cópia da matriz, conferindo padrão de qualidade aos produtos feitos com a matéria-prima.

Para atender os fabricantes de solados, a FCC estará apresentando na Fimec o Fortipur 4222 Bio, um composto termoplástico para injeção de solados que tem como principal característica a biodegradabilidade. As peças injetadas com esta matéria-prima estarão totalmente decompostas depois de um ano submetidas ao ataque de agentes da natureza (umidade, microorganismos e luz). Resultado de pesquisas de equipe própria da FCC, o Fortipur 4222 Bio oferece durabilidade normal para as peças com ele injetadas, porém se degradarão quando expostas continuamente às intempéries, como é o caso de calçados descartados em lixões. Testada em laboratório, a nova matéria-prima é a solução para as indústrias de calçados que estão preocupadas com a responsabilidade ambiental.

Ainda na área de termoplásticos, a FCC estará apresentando na Fimec o Fortilight Super Emborrachado, um composto para injeção de solados, entressolas e palmilhas com baixa densidade – o material permite a injeção de peças levíssimas, com maciez de toque e flexibilidade inigualáveis. Trata-se um material sem similares no mercado, que vem com a proposta de atender fabricantes de calçados que investem em conforto. Por ser um produto extremamente leve e flexível, poderá ser utilizado para dar mais conforto no calce.

O diretor de termoplásticos da FCC, Julio Schmitt, lembra que “todos os movimentos da empresa na concepção de novos produtos estão sempre balizados pela preocupação com o meio ambiente. Para isto, buscamos sempre alternativas que tragam diferenciais na sustentabilidade”.

Unidade Jacuipe – BA

Adesivo para calçados sem solvente e sem cheiro e nova geração em adesivo aquoso muito mais resistente e versateis estão entre novidades que a FCC estará apresentando na Fimec - linha de adesivos para calçados da FCC segue a filosofia de sustentabilidade ambiental da empresa. Entre as novidades que a FCC estará apresentando na Fimec 2010 estará o adesivo Acquafort 9500 SBR, feito à base de água, sem uso do isocianato como reticulador que cola solas de SBR sem a necessidade do processo de halogenar. Em um único produto, a empresa está apresentando uma solução que elimina o uso de solvente, e do polisocianato e também o Primer halogenante . Este produto inovador está com o processo de patente em andamento.

Também na linha de adesivos para calçados, a FCC estará lançando o Aquafort ECO 9500 Mono, um adesivo em água de alto desempenho. Superior em resistência de colagem a todos os adesivos aquosos existentes até hoje, não utiliza reticulador (isocianato), alta solidez a luz (não amarela) e alta resistência a hidrolise. Este produto também tem a sua patente requerida.

Ainda linha aquosa, a FCC apresentará o Aquafort 6500 K e Acquafort 6500 KG, obtidos a partir da alta tecnologia desenvolvida pela FCC em dispersões poliuretânicas. São produtos que permitem a substituição dos adesivos solventes, com vantagens inclusive no custo, com as mesmas características de filme dos adesivos convencionais em solvente, até mesma solidez a luz. Esta linha foi desenvolvida para atender os fabricantes de calçados de exportação e casual do mercado interno. São adesivos que estão focados na economia. A FCC é um dos líderes globais em tecnologia para adesivos aquosos.

No segmento adesivos com solvente, a FCC estará apresentando o Fortik 2500, adesivo em meio solvente totalmente isento de tolueno (toluol), com altíssima solidez a luz e com desempenho de colagem superior aos adesivos solventes convencionais. O investimento em pesquisas permitiu o desenvolvimento de um adesivo em meio solvente com alta resistência que não deixa o traço amarelado da linha de colagem. Este produto visa especialmente o mercado de sapatos esportivos.

A FCC apresentará ainda na Fimec um Fortimelt 738, adesivo sem solvente nem água que apresenta filme totalmente transparente e alta resistência térmica. Este produto foi criado para atender necessidades específicas dos fabricantes de calçados, operação de preparação de cabedais para a costura, além de evitar a descolagem durante o transporte até a costura nas fábricas em dias muito quentes. A partir de pesquisas, a equipe de desenvolvimento da FCC conseguiu obter uma cola hot melt de pega permanente com resistente ao calor da linha de colagem.

O diretor de adesivos da FCC, Valdemar Masseli, afirma que “nossa equipe atua focada nas necessidades do setor, e busca soluções que acrescentem qualidade aos produtos de nossos clientes, além de estarem voltados para a questão da sustentabilidade ”.

A FCC - Com 41 anos de existência, comemorados em março, a FCC,que tem como slogan “Força, Capacidade e Compromisso”, é hoje um dos maiores fabricantes de sistemas de colagem e vedantes, compostos termoplásticos e resinas poliuretânicas da América Latina. Com origem no setor calçadista, segmento que tem participação preponderante em sua produção, a FCC tem quatro unidades produtivas: a matriz em Campo Bom/RS, em Jaucuípe/BA, Morada Nova/CE e em Canelones, no Uruguai. Na cidade de Birigui/SP, está uma central de distribuição da FCC.

Um dos lideres globais em tecnologias para adesivos aquosos, a FCC tem tecnologia própria na síntese de poliuretanos e é o maior e mais diversificado fornecedor de elastômeros termoplásticos da América Latina. Para garantir seu espaço no mercado, a empresa investe forte na certificação de seus processos, garantindo a aceitação de seus produtos em todos os continentes.

O compromisso da FCC, delineado por seu planejamento estratégico, está baseado na premissa de que “respeitar o presente é proteger o futuro”. Por isto a empresa investe na certificação de suas plantas industriais. A companhia mantém ainda programa de redução contínua e constante de elementos de risco para os segmentos em que atua, processo com geração zero de efluentes, programa de destinação ecológica para resíduos em todas as suas instalações, e investe permanentemente em pesquisas para a produção de insumos e matérias-primas que se decomponham sem agredir a natureza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira