Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2010 - 10:04

Um passeio pela construção da nova capital

Fotos de Mário Fontenelle, textos de Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e André Malraux, e documentos de grande valor histórico como o projeto de lei que determinou a mudança da capital para o Planalto central em 29 de novembro de 1919. Essas e muitas outras raridades fazem da exposição Senado Federal: 50 anos de Brasília, programa imperdível para quem quer aproveitar o aniversário de Brasília para viajar pela história da cidade.

.[ A exposição, que será aberta ao público de 14 a 29 de abril de 2010 no Salão Negro do Congresso Nacional, das 9h30 às 17h, inaugura o ciclo das exposições históricas comemorativas dos 50 anos de Brasília].

O que faz desta exposição um programa único entre tantos outros que comemoram o aniversário da cidade é rever a história da construção da capital sob a ótica de um dos seus principais protagonistas: o Poder Legislativo.

As obras do Congresso Nacional começaram em janeiro de 1958, seis meses antes do início do Palácio do Planalto e do STF. O prédio é, portanto, o marco inicial da Praça Três Poderes. Mais que isso, o Palácio do Congresso Nacional é um dos ícones da capital da República. Do ponto de vista urbanístico, um marco da arquitetura moderna. Como símbolo, confunde-se com a recente história política do país e da sua redemocratização. Para os turistas de passagem por Brasília é parada obrigatória. Para quem é daqui, acontecimento sem precedentes.

As festas de inauguração da capital - a “maior promoção mundial do ano”, segundo a revista Cruzeiro – e a sessão de instalação do Congresso Nacional também são objeto de atenção da mostra. O Senado fez sua despedida do Monroe no dia 15 de abril. Uma semana depois, estava em Brasília. Da noite para o dia, Senadores e funcionários deixaram as comodidades da vida urbana carioca e enfrentaram o agreste isolamento do Planalto Central. Toda essa história será recontada numa retrospectiva com fotos produzidas entre 1956 e 1964 e que hoje fazem parte do acervo do Senado e do Arquivo Público do DF. A construção da nova capital estimulou a curiosidade de legiões de fotógrafos do mundo inteiro. A identidade de Brasília, no período de sua criação, foi fortemente definida pela sua documentação fotográfica, principal forma de divulgação da novidade. Além das fotografias, o visitante poderá conferir a reprodução de documentos, alguns inéditos, de grande valor histórico. A curadoria é de Marcos Magalhães, Consultor Legislativo do Senado Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira