Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2010 - 09:48

Demanda do consumidor por crédito bate recorde histórico em março, aponta Serasa Experian

Procura por crédito cresceu mais na baixa renda e no Nordeste.

São Paulo - De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em março de 2010 cresceu 18,3% em relação a fevereiro. Tal resultado fez o indicador atingir, em março de 2010, patamar recorde desde janeiro de 2007, mês em que o indicador passou a ser calculado, superando o valor máximo anteriormente registrado, em maio de 2008.

Segundo os economistas da Serasa Experian, além da quantidade maior de dias úteis em março de 2010 contra fevereiro deste mesmo ano (23 contra 18), os consumidores aproveitaram o último mês de vigência do IPI reduzido em determinados produtos (automóveis, móveis e linha branca), visando adquirir estes itens, preponderantemente comercializados via crédito. Além disto, a atual conjuntura favorável da inadimplência do consumidor e da evolução da massa real de rendimentos também constituem alavancas importantes para o crescimento vigoroso do crédito, observado já há alguns meses.

Em relação a março de 2009, a demanda do consumidor por crédito avançou 32,5% (recorde histórico em termos de taxa anual de crescimento), não apenas em função do bom momento atual do crédito ao consumidor, mas também em decorrência da base bastante enfraquecida de comparação – o nível da procura do consumidor por crédito registrara, em março de 2009, o menor nível para um mês de março desde 2007.

No acumulado do primeiro trimestre de 2010, a demanda do consumidor por crédito avançou 21,6%, pelos mesmos motivos elencados acima.

Análise por classe de renda pessoal mensal - Todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram elevações significativas em suas demandas por crédito. Os destaques ficaram por conta dos extremos da pirâmide social: os consumidores cuja renda mensal situa-se abaixo de R$ 500 elevaram sua procura por crédito em 32,9% no mês passado; os consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 aumentaram em 32,8% e os consumidores que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês elevaram em 32,2% as suas demandas por crédito. Apesar do ótimo desempenho registrado em março, os consumidores de baixa renda registram a menor taxa de crescimento da demanda por crédito no acumulado do primeiro trimestre de 2010: 18,4%. Já os consumidores de alta renda (acima de R$ 10.000,00 por mês) estão com 31,9% de crescimento, a maior taxa entre todas as faixas de renda.

Análise por região - Em março de 2010, o Nordeste, com crescimento de 21,0%, foi a região em que o crescimento da procura dos consumidores por crédito foi maior. Tal resultado foi seguido de perto pelas regiões Sul (20,8%), Norte (19,2%) e Sudeste (18,5%). Apenas na região Centro-Oeste a procura do consumidor por crédito ficou aquém das demais (alta de 7,6%).

Todavia, pelo fato da região Centro-Oeste ter acusado crescimento positivo, não apenas em março, mas também nos dois primeiros meses de 2010 (algo que não ocorreu com as demais regiões em janeiro e fevereiro), o Centro-Oeste ainda apresenta uma das maiores taxas de crescimento no acumulado do ano para a demanda dos seus consumidores por crédito: alta de 22,2%, somente ficando atrás da região Sudeste (expansão de 23,2%).

Metodologia do indicador - O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs – cerca de 11,5 milhões –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Perfil- A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Perfil- A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. | www.serasaexperian.com.br

Perfil- A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. | www.experianplc.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira