Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2010 - 09:48

Congresso ABVCAP debate o desafio da meta atuarial para os fundos de pensão

O desafio da meta atuarial para os fundos de pensão orientou a discussão do terceiro painel do Congresso ABVCAP 2010, na tarde de 12 de abril (segunda-feira), primeiro dia do evento realizado na cidade do Rio de Janeiro. Segundo Fábio Moser, diretor de investimentos da PREVI e palestrante da sessão, o importante é definir estratégias de longo prazo e buscar investimentos de maior rentabilidade.

Para isso seria necessário aumentar a exposição de renda variável (mercado), renda fixa (dívida corporativa, debêntures, FIDICs), investimentos estruturados (Private Equity e Venture Capital, Fundos Imobiliários) e investimentos imobiliários, o que acarretaria em um maior risco. “O grande desafio é lidar com essa fase, procurando prever e diminuir esses riscos.” diz ele.

Demósthenes Marques, diretor de investimentos da FUNCEF, também sugere uma diversificação e aumento do risco na carteira e afirma que “os investimentos de Private Equity são bastante adequados para os fundos de pensão”. Segundo ele, a resposta para o desafio de superar a meta atuarial é óbvia: “temos que sair da Selic”, ressalta.

Mauricio Wanderley, diretor de investimentos e finanças da Valia, concorda que a solução para o desafio da meta atuarial está na diversificação. “Para isso, nada melhor do que Private Equity e Venture Capital, que vem aumentando cada vez mais a participação em nossas carteiras” diz ele. Ricardo Weiss, diretor da FAPES completa: “Já começamos o investimento em Private Equity há 12 anos e ele está em alta. Quanto maior o risco, maior o retorno” afirma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira