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13/04/2010 - 10:06

Pesquisa aponta alto potencial de compra pela internet entre a 3ª Idade

Estudo da GfK realizado na Alemanha mostra que 40% das pessoas com idades entre 50 e 69 anos fizeram compras online nos últimos 12 meses.

No ano passado, mais de 34 milhões de alemães com idades entre 14 e 69 anos compraram bens e serviços pela internet. Os resultados são de uma pesquisa realizada pela GfK e representam 2,2 milhões de clientes a mais em relação ao ano passado.

Esse valor inclui 15,2 milhões de consumidores que compraram serviços de viagem online e 7,9 milhões que compraram produtos de uso pessoal pela internet. Com 14,9 milhões de compradores online, os livros são os produtos mais populares, seguidos das roupas, com 14,7 milhões de compradores.

A pesquisa aponta também o alto potencial de compra da 3ª Idade. Cerca de 40% dos entrevistados com idade entre 50 e 69 anos fizeram compras online nos últimos 12 meses. A internet foi usada por este segmento para alugar carros, comprar computadores, medicamentos e suplementos alimentares.

No Brasil, de acordo com um estudo realizado pela GfK, 88% dos idosos possuem renda própria e representam 17% do poder de compra do país. Outro levantamento, feito pelo IBGE, aponta que em 2020 as pessoas com idade acima de 50 anos representarão 18 milhões de consumidores no País.

Para Paulo Carramenha, diretor presidente da GfK Brasil, a maior expectativa de vida da população é uma das cinco tendências mundiais que influenciam o consumo. “No Brasil esta tendência, que já começa a ser observada com atenção pelas indústrias do turismo, da saúde e da beleza, entre outras, também deverá pautar a indústria da tecnologia e do comércio eletrônico. Mas o fundamental é atentar para as especificidades desse público que ao envelhecer adota novos hábitos, seja por necessidade física, seja por transformação de interesses”, afirma Carramenha.

Realizada em janeiro e fevereiro de 2010 com 1.183 alemães, a pesquisa da GfK analisou a internet e seu impacto nos hábitos de compra em 29 itens de bens e consumo.

GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, HealthCare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. | www.gfkcr.com.br

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