Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2010 - 10:29

Você sabe como ficar com o seu bolso em dia?

FEBRABAN lança o portal www.meubolsoemdia.com.br, com dicas e informações para ajudar as famílias a cuidarem bem do seu dinheiro.

O final do mês nem chegou e você se dá conta de que há mais dias do que o seu bolso pode comportar. O que fazer? E no próximo mês? E como fica o sonho que a família achou que realizaria?

Para ajudar o consumidor e sua família a responderem essas perguntas ou, melhor ainda, a nem chegarem a essa situação desconfortável, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos lançou um portal de educação financeira na internet, o www.meubolsoemdia.com.br. O objetivo é ajudar os cidadãos e as famílias a administrem seus orçamentos, porque contas em dia são garantia de um futuro mais tranquilo e de poder comprar no longo prazo, e não só hoje e amanhã.

Nesse portal, que está no ar desde o dia 30 de março, é possível encontrar, por exemplo, dicas de como escolher a melhor opção de pagamento das compras, planilhas para controlar entrada e saída de dinheiro e explicações das funções e produtos bancários.

A iniciativa nasceu da percepção dos bancos de que o aumento da renda e da bancarização no país fez muitos consumidores comprarem mais e terem acesso a produtos e serviços bancários. Um dos sinais disso é que em 2000 havia 48,2 milhões de contas correntes ativas e em 2008, 82,6 milhões. Mas percebeu-se que, em geral, os brasileiros não têm o hábito do organizar as finanças domésticas.

A idéia do portal é ajudar a criar entre os brasileiros a cultura de fazer planejamento financeiro, afirma Oswaldo de Assis, diretor executivo da FEBRABAN. “Nossa experiência mostra que o consumidor bem informado compra hoje, amanhã e no ano que vem sem ficar inadimplente, porque faz contas, fica atento às oportunidades e faz melhor uso dos produtos bancários”, completa Assis.

De acordo com o diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes, uma pesquisa com 400 pessoas, realizada pelo Data Popular, mostrou que os brasileiros fazem pesquisa de preço, contabilizam as contas mais altas a pagar, mas desconsideram as de menor valor e os imprevistos. “E muitas vezes as táticas para economizar não são as mais adequadas”, completa.

O portal é dividido em quatro seções principais, que incluem as seguintes informações: Como comprar melhor? . Quem compra a prazo sabe que está pagando juros, mas em geral não sabe bem quanto eles pesam no bolso. Também persiste, para muitos, a dúvida sobre comprar a prazo ou à vista. Essas realmente são dúvidas para as quais não há uma resposta pronta. Como cada caso é um caso, o “Meu Bolso em Dia” ajuda o consumidor a decidir o que fazer.

. Muita gente não se cansa de repetir: “Eu tento, mas não consigo economizar”. Guardar dinheiro não é mesmo muito fácil, porque as oportunidades para gastar são várias. Mas torna-se possível se a família se planejar e, tão importante quanto isso, determinar uma meta de economia que não torne essa tarefa um suplício. No novo portal de Educação Financeira da FEBRABAN, cinco dicas podem ajudar o consumidor a fazer o pé de meia para realizar aquele sonho tão esperado ou garantir um futuro mais tranquilo.

. É difícil passar por algumas datas sem querer comprar um presentinho para alguém. Para essas ocasiões, o Meu Bolso em Dia traz sugestões específicas de boas compras. Agora, estão no ar dicas para o Dia das Mães.

. Sempre Positivo - Uma das perguntas que essa seção responde é: Não me planejei. E agora? A família encontra aí dicas de como cobrir despesas que ultrapassam o que o seu bolso pode pagar. Uma delas é priorizar os gastos com as maiores taxas de juros, multas ou as que se não forem quitadas causarão os maiores transtornos à família.

. Um outra dica importante para toda a família é sobre a educação financeira das crianças. O que é melhor: mesada, semanada ou nada? Poupar deve fazer parte da conversa? O site indica as melhores saídas para essas dúvidas.

. Nessa página o internauta encontra a Tabela Mês a Mês, para organizar suas contas. Para isso, o consumidor informa na planilha a entrada de dinheiro (salário, aposentadoria, rendas extras como aluguéis etc) e os gastos (como prestação da casa própria, cartão de credito, supermercado, consórcio, lazer e vestuário).

.Entenda seu Banco - Nela, há explicações sobre o papel dos bancos e dos seus serviços e produtos. Por exemplo, o consumidor vai descobrir a melhor data para comprar no cartão de crédito, como os seguros podem cobrir gastos imprevistos e como é calculado o rendimento da poupança.

.Você participa - No portal Meu Bolso em Dia o consumidor também ajuda os outros a cuidarem bem do dinheiro. Em “Dê sua dica”, o internauta pode contar como conseguiu atingir seu objetivo financeiro.

. E para contemplar aqueles que já estão exercendo o planejamento financeiro, está aberto o concurso “Economizei e consegui”, para quem quiser contar como se organizou e conquistou seu sonho. As inscrições vão até 18 de julho.

A série de pautas “Você Sabia”, da FEBRABAN, traz sugestões sobre como os clientes podem fazer melhor uso dos serviços dos bancos e daqueles prestados pela Federação. O objetivo é esclarecer o público sobre questões que ajudem a melhorar seu relacionamento com as instituições financeiras. As pautas enviadas anteriormente foram sobre os serviços disponíveis aos consumidores no site da FEBRABAN, cheque especial, tarifas, crédito pessoal, encerramento de contas, canais de atendimento dos bancos, uso do cheque e segurança nas agências e ATMs (Caixas Automáticos de Auto Atendimento).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira