Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 08:32

Pestana Curitiba aposta em remanejamento interno para desenvolver talentos


Processo aumenta produtividade e satisfação dos colaboradores.

Da portaria para a cozinha. Esse sempre foi o sonho de Luiz Areias, potiguar, de 24 anos. O interesse de Luiz pela gastronomia começou quando ele trabalhava na limpeza da cozinha do Hotel Pestana Natal, no Rio Grande do Norte. Nas horas vagas, ele pedia para ajudar os cozinheiros e, aos poucos, foi aprendendo os truques do ofício. Contudo, a vida profissional de Luiz o levou para longe do fogão. Ele assumiu postos na recepção e na portaria e foi transferido para outros hotéis da rede Pestana em São Paulo e, em Curitiba, onde trabalha atualmente. Luiz, porém, nunca esqueceu o sonho de voltar para as panelas.

Histórias como a de Luiz são mais comuns do que se pensa no mercado de trabalho, especialmente no ramo hoteleiro. Muitos profissionais almejam mudanças de função dentro da própria empresa, mas não conseguem por falta de oportunidades ou de investimento da companhia. Na outra ponta, as empresas saem perdendo ao negligenciar talentos latentes na equipe.

O processo de remanejamento interno exige a mobilização de ambas às partes. O profissional deve mostrar interesse em mudar de função e ficar de olho nas vagas e oportunidades que a empresa oferece. Atualizar-se com cursos na área desejada é uma maneira de compensar a eventual falta de experiência no cargo pretendido. Às empresas, em especial ao setor de RH, cabe identificar e promover os talentos internos. Nesse sentido, a comunicação é um fator fundamental. A abertura de um canal entre o RH e os colaboradores incentiva a troca de informações. Dessa maneira, a empresa mostra que está disposta a ouvir as aspirações dos profissionais e, mais do que isso, apostar na capacidade deles.

Foi o que aconteceu com o capitão-porteiro Luiz que, finalmente virou o cozinheiro Luiz. Ele foi bater na porta da cozinha da chef Ieda Sacchelli, do Pestana Curitiba Hotel, pedindo uma chance e foi atendido. “Eu conhecia a Chef Ieda do programa de televisão que ela conduzia em Natal. Sempre admirei o seu trabalho e não podia perder a chance de aprender com a experiência dela”, conta Luiz orgulhoso. Agora ele diz que vai investir em cursos de gastronomia para um dia realizar o sonho de se tornar chef de cozinha.

Talento de casa - O remanejamento interno não apenas gera aumento de produtividade, com colaboradores mais satisfeitos na nova função, como também é positivo para o empregador, pois retém os talentos que já foram treinados e conhecem o modo de trabalho e a filosofia da empresa. “O Grupo Pestana acredita que equipes eficientes são formadas por pessoas que amam aquilo que fazem. Por isso procuramos abrir espaço para mudanças internas, como uma forma de reconhecer esses talentos”, aponta Hernán Saucedo, gerente geral da unidade de Curitiba.

Silvane Zanardi, de 20 anos, começou no Grupo Pestana como estagiária de eventos na unidade de Curitiba. Ela passou por vários departamentos até ser efetivada no setor de alimentos e bebidas. Porém, o objetivo de Silvane, formada em hotelaria pela PUC-PR, sempre foi o setor de vendas e ela não descansou até conseguir mudar de função. “Tentei por várias vezes a vaga de assistente de vendas e então fui até a sala do gerente geral e falei que queria esta oportunidade e que estava preparada”. O argumento de Silvane funcionou e ela assumiu o cargo no início do ano. “Se não tivesse insistido talvez não tivesse conseguido. A empresa quer que o funcionário cresça, pois quer crescer junto também e isso é algo muito importante para quem busca novas oportunidades”, explica.

Além de Silvane e Luiz, outros quatro colaboradores do Curitiba Pestana Hotel participaram do remanejamento interno e já assumiram as novas funções nos departamentos de Alimentos e Bebidas, Contas, Eventos e Financeiro. Reservas:[41] 3017-9900.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira