Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 08:36

Grupo Pão de Açúcar investe em mobilidade para ganhar agilidade na tomada de decisão

Com o MicroStrategy Mobile todas as informações estratégicas e relatórios deixam o universo de business intelligence da companhia e passarão a ser disponibilizadas também nos dispositivos móveis de seus executivos. Informações relacionadas a vendas, cadeia de abastecimento e de outras importantes áreas estarão disponíveis para mais de 300 usuários.

Como consequência de administrarem uma rede varejista com centenas de lojas amplamente distribuídas, os principais executivos do Grupo Pão de Açúcar encontram-se em trânsito a maior parte do tempo. Assim, para que as decisões sejam mais rápidas e assertivas, faz-se necessário que as informações estratégicas da empresa cheguem até eles de forma atualizada e consistente, onde quer que estejam. Foi exatamente esse cenário que motivou o grupo varejista líder a definir que 2009 seria para a companhia o ano da mobilidade. Como parte das iniciativas, está estendendo a sua plataforma de business intelligence (BI) até os dispositivos móveis e levando o escritório literalmente para as mãos dos seus principais executivos. O que se tornou possível com a implementação do MicroStrategy Mobile, ferramenta desenvolvida pela MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de software de BI, capaz de disponibilizar as informações contidas no sistema de BI diretamente para os aparelhos móveis smartphones BlackBerry.

Célio Teixeira Guedes, gestor de BI do Grupo Pão de Açúcar, conta que já há algum tempo existe na companhia a preocupação de se levar as informações até quem decide. A primeira iniciativa foi o envio de informações relacionadas a vendas via SMS, duas vezes ao dia. "Ainda eram informações estáticas e sem apelo de usabilidade. Precisávamos, porém de uma atualização mais freqüente e algo que permitisse melhor manipulação dos dados. Desenvolvemos então, em 2008, uma aplicação online com informações de vendas de todas as lojas, que permitiam visões diferentes, inclusive por departamentos. Foi esse aplicativo que despertou a importância e praticidade da mobilidade para a gestão dos dados da companhia e abriu caminho para que decidíssemos levar o BI para dentro dos dispositivos móveis", explica.

Teve início dessa forma, há cerca de seis meses, o projeto piloto de implementação do MicroStrategy Mobile O grande diferencial dessa iniciativa atual de mobilidade em relação às anteriores é a diversidade de assuntos que podem ser tratados, de acordo com Guedes. "É que todos os relatórios referentes aos mais relevantes temas da empresa, como estoque, margem, volume de compras, pagamentos, entre outros, poderiam sair do universo do BI do Grupo Pão de Açúcar e irem para os dispositivos móveis de cada um dos executivos. A ferramenta nos trouxe liberdade, pois antes tínhamos que trabalhar informações específicas. Hoje podemos escolher qual tipo de dados iremos disponibilizar no dispositivo".

Nesse primeiro momento, estão sendo trabalhados os principais números relacionados à cadeia de abastecimento, a forma e conteúdo como os dados irão para a plataforma móvel, assim como relevância e granularidade dessas informações. O MicroStrategy Mobile está sendo utilizado há dois meses aproximadamente, experimentalmente, por alguns executivos do Grupo Pão de Açúcar. No entanto, cerca de 300 profissionais, entre eles presidentes, vice-presidentes, diretores executivos e diretores de departamentos, terão acesso ao BI móvel.

"Precisamos peneirar bem o que é mais importante para tirar o melhor proveito possível da tecnologia que dispomos e evitar que ela ao invés de um benefício torne-se um desserviço. Afinal, trata-se de informações estratégicas que serão viabilizadas a um público responsável por todo o poder de decisão", ressalta o executivo responsável pela gestão do BI na empresa.

Com a solução, os usuários terão acesso aos mesmos relatórios que estão disponíveis em desktop, sem necessidade de nova formatação ou realimentação dos dados, podendo tomar decisões de negócios com mais agilidade. O MicroStrategy Mobile ainda permite que os relatórios, mesmo os mais extensos, sejam visualizados com a mesma precisão, mas em tamanho reduzido compatível com a tela compacta do aparelho. Projetado para operar em conjunto com outros aplicativos Blackberry, como telefone, e-mail e mensagens de texto, o MicroStrategy Mobile otimiza o uso da largura de banda da rede, com base na qualidade do sinal e na utilização de outros aplicativos móveis.

Para Guedes a expectativa em relação ao projeto é bastante boa, pois mesmo em pouco tempo de utilização já existe um feedback bastante positivo em relação à utilidade da tecnologia. "Os executivos já despertaram para o poder e facilidade de ter no celular as informações antes restritas ao seu computador. E mais ainda, a capacidade de manipular onde estiverem essas informações".

O Grupo Pão de Açúcar já é cliente da MicroStrategy há cerca de nove anos. A plataforma de BI é utilizada nas principais áreas da empresa como cadeia de abastecimento ou logística, comercial, marketing e gestão e operações das lojas. No entanto, diferenciais como flexibilidade para apresentar planilhas e gráficos, diferentes visões da informação e formas de agrupá-las e facilidade de utilização foram decisivos para que a companhia escolhesse o MicroStrategy Mobile para dar continuidade a seu projeto.

MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. [www.microstrategy.com].

MicroStrategy e MicroStrategy Business Intelligence são marcas registradas da MicroStrategy Incorporated nos Estados Unidos e em diversos países. Outros nomes de produtos e companhias mencionados aqui podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira