Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 00:00

Detentos recebem formação profissional do SENAI-RJ

Quarenta alunos formam-se pedreiros e marceneiros. Sistema Firjan e Estado assinam convênio para a realização de quatro novas turmas

O Sistema Firjan e o Governo do Estado realizaram hoje aformatura de 40 detentos do projeto Aprendizes da Liberdade nos cursos depedreiro de alvenaria e marcenaria, realizado na PenitenciáriaVicente Piragibe, do Complexo de Gericinó, em Bangu. Os alunos receberam certificado do Senai-RJapós cinco meses de cursos. Também foi assinado um convênio para a realização de quatro novas turmas de capacitação.

No seu discurso de agradecimento, o detento A.F. lembrou que o curso do Senai “foi de grande importância e nos dá a certeza ea oportunidade de um caminho melhor para seguir. Esperamos que ao terminá-lo odiplomado, ao obter sua liberdade, seja acolhido por algum grupo empresarial para levar adiante sua vida dignamente. Não queremos apenas aprender umaprofissão, pois o melhor para o ser humano é fazer e não apenas saber”.

“Pedimos as autoridades aqui presentes que seja revistoeste conceito de trabalho no sistema carcerário criando mais mecanismos onde sepossa abranger em 80% a massa carcerária e com certeza teremos um país melhor.Aqui esperamos ser compreendidos e agradecemos por toda esta oportunidade queestá nos sendo dada. Porque triste não é mudarmos de idéia e sim não termosidéia para mudar”, finalizou A.F.

Para o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio GouvêaVieira, o certificado de conclusão de curso do Senai é semelhantes ao do presidente Lula, com omesmo valor. “Esse aprender ninguém tira de vocês. É uma liberdade permanente eúnica. O conhecer e o saber não interessam quando não sabemos aplicar. Estamos hoje formando 40 pessoas nesse universo de 500 internos. O nosso desafio agoraé atendermos a todos”, declarou.

E completou o presidente: “As pessoas só se transformam namedida em que as colocamos na vocação de liberdade que vem do trabalho e do aprendizado”.

Para o secretário de Estado de AdministraçãoPenitenciária, coronel PM César Rubens Monteiro de Carvalho, “todos os detentos querem trabalhar, querem remissão de pena, querem ter salário. Ninguém querperder tempo dentro de uma cadeia. Tivemos bons resultados na Olimpíada deMatemática Nacional com um detento em quinto colocado, outro em sétimo. Enfim,o sistema está mudando. A oportunidade está sendo dada e só saber aproveitá-la.Teremos mais quatro turmas. Este é o caminho” – concluiu o secretário.

O interno R.S. que fez o cursode pedreiro disse estar ansioso porque estará em liberdade nesta sexta-feira.“Quero voltar a trabalhar, ter carteira assinada e ajudar a minha família. Essaoportunidade que tive aqui dentro, não tive lá fora.Quero construir minha vida novamente”, afirmou, otimista.

Já para o participante do curso de marcenaria V.R., esta foi uma oportunidade muito boa. “Acabar com aociosidade e poder sonhar com novos horizontes valeu à pena”, concluiu.

O projeto Aprendizes da Liberdade tem como objetivo darqualificação profissional e proporcionar a oportunidade de uma saída produtiva,com reeducação, ressocialização e a chance de empregoe geração de renda.

Com carga horária de 540 horas/aula, os participantestiveram aulas de leitura e Matemática e sobre Meio Ambiente e Saúde. Os cursosforam programados para atrair o interesse dos internos e permitir a inclusãonos mercados de trabalho ou autônomo.

Estiveram presentes no evento subsecretáriosdo Estado, professores, e parentes dos internos, entre outros.[www.firjan.org.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira