Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 09:23

Quatro mulheres recebem Certificado de Habilitação de Prático


(esq/dir) Débora Gadêlha Klajman, Nicoli Pinheiro Trancoso, vice-almirante Paulo José Rodrigues de Carvalho, Fernanda Letícia da Silva e Lívia Lage Bisaggio

Duas cariocas, uma capixaba e uma mineira são as primeiras brasileiras a entrar para a história da praticagem.

Quem esteve no dia 12 de abril (segunda-feira), no auditório da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, testemunhou mais uma conquista feminina no mercado de trabalho brasileiro. Desta vez, quatro jovens tiveram a honra de receber, os primeiros Certificados de Habilitação de Prático concedidos a mulheres no país, das mãos do vice-almirante e diretor da DPC Paulo José Rodrigues de Carvalho.

A capixaba Nicoli Pinheiro Trancoso, 23 anos, a mineira Lívia Lage Bisaggio, 26 anos, e as cariocas Débora Gadêlha Klajman, 28 anos, e Fernanda Letícia da Silva, 26 anos, tornaram-se as primeiras brasileiras habilitadas a assessorar comandantes de navios em procedimentos de manobra e atracação em águas restritas da costa nacional. Como práticos, cabe a elas a responsabilidade de garantir a segurança da navegação, da vida humana e do meio ambiente.

As quatro jovens fazem parte do grupo de mais de cem aprovados no último concurso para prático, realizado em 2008, pela Marinha do Brasil. Além delas, mais três mulheres deverão ainda receber a carta de habilitação. Após a fase inicial do processo seletivo, marcada por provas teórica e oral, elas tiveram que passar por um período de pouco mais de um ano de treinamento intensivo, acompanhando manobras e realizando outras assistidas na função de praticante de prático, alcançando o total de mais de seiscentas operações.

Débora Gadêlha, graduada e pós-graduada na área de Matemática, irá atuar na zona de praticagem de Rio Grande (ZP-19), no Rio Grande do Sul. As outras três são egressas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no Rio de Janeiro, e estão distribuídas por diferentes zonas de praticagem: Nicoli Trancoso irá trabalhar na ZP-14, que inclui os portos de Vitória, Tubarão, Praia Mole, Barra do Riacho e Ubú, no Espírito Santo. Fernanda Letícia está lotada na ZP-16, que envolve as regiões de Santos, Baixada Santista, São Sebastião e Tebar, no litoral paulista. E Lívia Bisaggio ficará na ZP-21, que inclui os portos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina.

“Vale lembrar que a atividade de praticagem está presente em todos os portos organizados, bem como em rios ou outras vias navegáveis freqüentadas por embarcações de grande porte em todo o mundo, e configura-se por uma das prestações de serviço mais antigas da história da humanidade”, frisa a nota . | Por: Conselho Nacional de Praticagem (Conapra)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira