Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 09:36

Inadimplência do consumidor tem maior queda no primeiro trimestre desde 2000, afirma Serasa Experian

Aquecimento da economia faz inadimplência cair em 6,7% em relação aos primeiros três meses de 2009.

São Paulo0 – O bom momento da economia brasileira fez com que o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrasse queda de 6,7% entre janeiro e março de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Este recuo é o maior já registrado no primeiro trimestre desde a criação do indicador, em 2000.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a variação se deve à boa conjuntura econômica de 2010, com mercado aquecido, geração de empregos e evolução na renda, fatores que contribuem para a queda na inadimplência. No primeiro trimestre de 2009, período de comparação, o Brasil vivia o auge da crise econômica mundial.

Na análise mensal, comparando março com fevereiro de 2010, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor mostra um aumento de 13,9%. A alta deve-se a uma sazonalidade de aumento da inadimplência em março, devido ao encerramento do prazo de pagamento para algumas despesas típicas de início de ano, como IPVA e gastos com escola. Além disso, neste ano, março teve cinco dias úteis a mais do que fevereiro e, ainda, a alta dos preços dos alimentos reduziu os recursos disponíveis do consumidor para honrar suas dívidas.

A comparação anual, ou seja, de março de 2009 contra março de 2010, mostra queda de 9,1%, que é o maior recuo entre dois meses de março desde 2000.

Para os economistas da Serasa Experian, a perspectiva é de que, no restante do 1º semestre, a inadimplência do consumidor continue em queda na relação acumulada, podendo sofrer algumas pressões no 2º semestre, decorrente do maior endividamento e do iminente aperto monetário, devido à elevação dos juros.

Participação dos componentes do indicador - As dívidas com bancos seguem sendo responsáveis pela maior parte da inadimplência registrada no indicador, com 48,4% do total nos primeiros três meses deste ano. Este percentual subiu em relação ao mesmo período de 2009, quando as dívidas com os bancos representavam 43,4%. Por outro lado, as pendências com cartões de crédito caíram em relação a 2009, de 37,1% para 32,6% em 2010.

Cheques sem fundos representam 16,9% da inadimplência, contra 17,6% de janeiro a março de 2009. Por fim, leve alta na inadimplência por protestos: de 1,9% no primeiro trimestre de 2009 para 2,1% neste ano.

Valor médio nas dívidas com cheques tem forte alta - No primeiro trimestre de 2010, o valor médio das dívidas com cheques subiu 43,7%, atingindo o patamar de R$ 1.191,26 e superando o valor médio das dívidas com títulos protestados que, mesmo com a alta de 10,7% registrada na comparação anual entre os trimestres, ficou em R$ 1.147,20.

O valor médio das dívidas com bancos segue o mais alto, R$ 1.386,33, com alta de 2,1% na comparação do primeiro trimestre de 2010 com o mesmo período em 2009. Por fim, o valor médio das dívidas com cartões de crédito e financeiras caiu 1,6%, de R$ 386,86 de janeiro a março de 2009 para R$ 380,70 em 2010.

Perfil Serasa Experian - A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. [www.serasaexperian.com.br]

Perfil Experian - A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. [www.experianplc.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira