Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2010 - 10:35

Porto Rico oferece mercado para exportação de alimentos do Brasil

A agricultura do país produz apenas 0,5% do PIB, insuficiente para abastecer o consumo.

A Natural Drinks e a Cargill são algumas das empresas brasileiras que expõe produtos nos próximos dias 24 e 25 de abril na Expo Alimentos 2010 – feira de alimentos e bebidas que acontece em Porto Rico. A feira é representada no Brasil com exclusividade pelo Conceito Brazil, empresa especializada em promoção de negócios para exportação, feiras e eventos internacionais. Porto Rico é considerado país de imenso potencial para alimentos e bebidas brasileiros, com capacidade compra ainda desconhecida das demais empresas nacionais. A produção agrícola do país do Caribe, de cerca de 4 milhões de habitantes, é insuficiente para abastecer o mercado interno.

A agricultura de Porto Rico equivale a apenas 0,5% do PIB de US$ 80 bilhões. Poucos conhecem o potencial de Porto Rico, alerta Horacio Figueroa, diretor da Ele esteve no Brasil para apresentar a feira aos empresários da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo. A participação do Brasil no cenário de negócios de Porto Rico ainda é tímida. As vendas para o país correspondem a menos de 1% do total das exportações nacionais. “O Brasil ainda explora pouco esse mercado, pois desconhece as crescentes oportunidades”, destaca Figueroa. O mercado atual de consumo de alimentos e bebidas em Porto Rico é estimado em US$ 6,5 bilhões por ano.

Sem auto-suficiência na produção de alimentos e bebidas, e demanda inferior à produção, 80% dos alimentos são importados, em grande parte dos países da Europa e dos Estados Unidos. Com a maior parte da riqueza gerada através do turismo, são comercializados 33 milhões de caixas de cervejas por ano, fora águas e sucos. “O Brasil ainda não aproveitou todo o potencial de relacionamento comercial com Porto Rico e com o Caribe. A Expo Alimentos pode abrir portas e facilitar essa aproximação”, avalia Figueroa.

Ele destaca que a Expo Alimentos atrai mais de 7 mil compradores dos Estados Unidos, Canadá, Holanda, México, Turquia, Espanha, América Central e América do Sul. São representantes de cadeias de supermercados, hipermercados, executivos de compras de redes de fast food, cafés, hotéis, importadores e distribuidores. Na edição do ano passado, a Expo Alimentos movimentou cerca de US$ 80 milhões. [www.conceitobrazil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira