Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2010 - 09:07

Serpro Reestrutura Núcleo de Rede

Após vencer licitação de R$ 1,5 milhão, Damovo substitui antigos switches de núcleo da Cisco por plataformas convergentes BlackDiamond da Extreme Networks.

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa governamental que presta serviços de tecnologia da informação e comunicações para o setor público, está concluindo a modernização tecnológica do seu núcleo de redes com a adoção de 10 switches de backbone de alto desempenho da Extreme Networks em substituição a antigos equipamentos fornecidos pela Cisco Systems.

Com o projeto, o backbone corporativo da Serpro, que suporta o trabalho de 10 mil funcionários dispersos por todo o País, passa a oferecer maior capacidade de tráfego com suporte a múltiplos serviços convergentes de voz, dados e aplicações de vídeo de alta qualidade.

A rede do Serpro provê serviços de transmissão de dados que cobre todas as transações da sua sede em Brasília (DF) e de 10 unidades regionais (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre), incluindo-se aí o Centro de Dados de São Paulo. Todas as aplicações das redes locais do Serpro, tais como videoconferência, acesso à Internet e acesso aos programas corporativos da administração pública passam a se beneficiar com o ganho de performance promovido pela nova arquitetura de núcleo central.

O Serpro se notabiliza pelo alto nível de criticidade de suas operações e é responsável por boa parte do que poderia chamar de “core-business” do Governo Federal. Vinculada ao Ministério da Fazenda, a empresa atende o conjunto da administração pública federal de todo o País, sendo uma das maiores organizações com este perfil na América Latina.

De acordo com Salvador Luiz Annunciato, gerente de divisão do Serpro, o antigo parque de switches do núcleo central da rede (assentado na plataforma Catalyst 4006 da Cisco) estava defasado tecnicamente, e já fora de linha, sendo que o fabricante já não dispunha de peças de reposição. “Com a garantia já expirada, qualquer manutenção se tornaria inviável. E a probabilidade de parada era cada vez maior”, aponta ele.

Levantamento de requisitos - O projeto de modernização do núcleo teve então início em meados de 2007, quando se efetuou um estudo das deficiências existentes na plataforma legada. Após esta etapa, foram levantadas as necessidades e especificações do Serpro e realizadas duas consultas públicas (para averiguar a qualidade daquelas especificações e a idoneidade do processo), até que, em dezembro de 2008, foi levado a cabo o pregão para aquisição dos equipamentos. Numerosos fornecedores concorreram no edital, que envolveu investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão.

Representada pela parceira de integração Damovo, a Extreme Networks venceu a licitação. Entre as características demandadas, destacavam-se requisitos de segurança, alta disponibilidade e qualidade de serviço das redes locais.

“Após o laboratório de homologação, ocorrido no Serpro e com a presença de concorrentes, foi comprovado que o switch de core BlackDiamond 8810 da Extreme Networks atendia a todos os itens do edital e a proposta foi então consagrada vencedora”, detalha o gerente de divisão.

Foram então adquiridas inicialmente 10 unidades daquele modelo, com diferentes capacidades de portas. Recentemente o contrato foi aditado com a compra de mais duas unidades. A Damovo vem atuando diretamente na migração dos equipamentos antigos para a plataforma Black Diamond e nas configurações desta em conformidade com os mesmos perfis existentes no ambiente legado. No presente momento, assinala Annunciato, “a maioria dos switches já está em produção, encontrando-se os restantes em processo de migração”.

Arquitetura da rede - Em termos de arquitetura, os ativos da Extreme Networks hoje concentram as conexões das redes corporativas, interligando-as ao backbone MPLS (Multiprotocol Label Switching) – tecnologia que proporciona alta velocidade com qualidade de serviços – do Serpro. O plano é utilizar uma das unidades como concentrador de servidores do Centro de Dados de São Paulo. “Os equipamentos legados serão remanejados para localidades menores ou para ambientes temporários, ainda a definir”, pormenoriza o gerente.

A velocidade nos uplinks (links que trafegam dados dos pontos para a rede), informa o executivo, é de 1 Gbps, mas apresentou um incremento de desempenho em algumas conexões de servidores, que migraram da tecnologia Fast Ethernet (10/100 Mbps) para Giga Ethernet (1 Gbps).

O próximo passo será colocar no ar, com auxílio da Damovo, as funcionalidades avançadas de segurança e qualidade de serviço, iniciando pela implementação das configurações de multicast (envio de informações a vários destinatários simultaneamente) nas redes locais. De resto, estão em estudo no Serpro projetos com telefonia IP e Wireless LANs.

Com base no leque de recursos trazidos pelos switches da Extreme Networks e na performance constatada até agora, Annunciato resume as expectativas do Serpro em relação aos resultados finais do upgrade no coração do backbone: 1) Melhor resposta da rede local adicionada a maiores níveis de disponibilidade; 2) Migração transparente para os usuários e, com o tempo, retorno positivo quanto à qualidade de serviço e segurança; 3) Maior facilidade para gestão do ambiente e agilidade no atendimento em campo, quando necessário.

Para subsidiar o trabalho de gestão, aliás, a ferramenta EpiCenter, fornecida também pela Extreme Networks, já está instalada em todas as localidades e será utilizada para administração e monitoramento dos Black Diamonds.

Por fim, considerando-se os problemas recorrentes nos switches antigos, estima-se que o ROI (Retorno sobre Investimento) sobre a aquisição dos novos se dará em poucos meses. “As dispendiosas manutenções nos legados não serão mais necessárias e não haverá tempo de parada excessivo nas redes pertinentes”, ilustra Salvador Annunciato.

Além do mais, conclui ele, haverá redução de custos também em razão da cobertura de garantia de três anos, nos quais o Serpro estará isento de dispêndios referentes a manutenções que eventualmente se fizerem cabíveis.

Extreme Networks, Inc. - A Extreme Networks oferece redes convergentes que transportam dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços. As soluções de rede da companhia oferecem comutação com alto desempenho e alta disponibilidade para maior abrangência e controle, permitindo que os usuários respondam aos atuais desafios da comunicação corporativa. Presente em mais de 50 países, a Extreme Networks oferece LANs seguras com e sem fio, infra-estrutura de data center e soluções de transporte Ethernet para provedores de serviços, complementadas por uma rede mundial de atendimento e suporte ininterruptos. [www.extremenetworks.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira