Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2010 - 09:22

Tomografia móvel chega a Queimados

DASA realiza serviço em projeto viabilizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro .

Está em Queimados, na Baixada Fluminense, o primeiro serviço de Tomografia Computadorizada Móvel do Rio de Janeiro. Com um investimento de R$ 3 milhões, o governo do Estado do Rio de Janeiro, com a prestação de serviços da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina e quinta maior do segmento no mundo, está disponibilizando o serviço a municípios do interior do estado. O objetivo é atender à demanda de tomografias, principalmente, dos moradores de cidades em que a rede pública ainda não disponibiliza esse equipamento. O projeto já passou por 13 municípios: Valença, Teresópolis e Três Rios, Bom Jardim, Araruama, Rio das Ostras, Campos, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo. O serviço permanece em Queimados até o dia 24 de abril, na Praça Dr. Rubens Lima (Praça do Eucalipto), atrás da Secretaria de Educação e próximo da estação de trem, na Rua Hortência, 6, Vila do Tinguá.

Instalado em um caminhão, desenvolvido especialmente para abrigar o novo serviço, o tomógrafo de alta tecnologia é capaz de realizar exames em até 30 segundos. Essa otimização na leitura dos dados de pacientes faz com que o equipamento tenha capacidade para realizar até mil exames por mês. A DASA é responsável pela operação do tomógrafo, processamento de resultados e envio dos laudos à prefeitura e disponibiliza uma equipe especializada para o atendimento da população. O encaminhamento dos pacientes, assim como a entrega dos resultados é feito , diretamente, pelas prefeituras de cada cidade.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município e entregar o pedido do exame. A partir daí, a prefeitura fica encarregada por entrar em contato com a SESDEC e agendá-lo. Cada paciente será informado pela sua prefeitura sobre quando e onde deverá comparecer para realizar o exame. Aos bombeiros cabe dirigir a carreta com o equipamento, nivelar, preparar e ligar o aparelho.

A Tomografia Computadorizada Móvel foi implementada com a ideia de reduzir o tempo de espera que muitos pacientes do interior fluminense hoje enfrentam para realização de exames dessa modalidade. O novo serviço reduz o deslocamento do paciente e oferece laudos de excelente qualidade. Para o responsável pela operação do serviço, o executivo Dario Braule, gestor de Negócios da DASA, a vitória nessa licitação reafirma o compromisso da empresa com a Secretaria de Estado de Saúde e ressalta a importância do pioneirismo deste serviço para o mercado público.

O equipamento, que funciona com eletricidade externa, tem gerador próprio capaz de atuar de oito a nove horas ininterruptas. A energia dos dois sistemas abastece dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda permite a iluminação de toda a carreta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira