Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2007 - 08:23

Drogas - Perguntas e respostas

Especialista na área, o psiquiatra Ivan Mario Braun responde às principais questões sobre drogas feitas nos ambulatórios e consultórios. Obra útil para usuários em busca de informações precisas, para seus parentes e amigos e para profissionais da saúde e da educação que lidam com jovens e o público em geral.

O assunto está todos os dias na mídia e bem próximo da maioria das pessoas. Quem não tem um parente ou um amigo envolvido com drogas? Muita gente já viveu e vive essa experiência. Quem busca informações sobre o tema, no entanto, esbarra em reportagens superficiais ou em livros técnicos, destinados a especialistas. No livro Drogas – Perguntas e respostas (MG Editores, 200 pp., R$ 37,90), o dr. Ivan Mario Braun, psiquiatra especialista na área, esclarece com objetividade as principais questões relacionadas ao assunto. Composta de perguntas e respostas, a obra trata de maneira aprofundada sobre cigarro, álcool, cafeína, maconha, cocaína, anfetaminas, inalantes, heroína, anabolizantes e diversas outras substâncias.

A intenção é oferecer informações mais completas, respondendo desde perguntas simples, como “o que é droga?”, até questionamentos sobre composições químicas e tratamentos. “Tudo de maneira que o leigo entenda em uma consulta rápida”, explica dr. Braun. Partindo de sua experiência no Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, ele sintetizou na obra as perguntas mais comuns feitas por oitenta usuários e os familiares destes.

“Percebi a necessidade de reunir informações sólidas, menos superficiais, entre informativas e técnicas, que atinjam o público leigo e, ao mesmo tempo, sirvam de atualização aos profissionais de saúde não especializados”, afirma dr. Braun.

Para exemplificar a falta de conhecimento sobre o tema, o médico cita um caso de uso do ecstasy. De acordo com reportagem divulgada recentemente na imprensa, uma pessoa teria morrido em razão do consumo da droga. “Vários autores acreditam que a morte, nesse caso, provavelmente ocorre por causa da associação da ingestão com exercício físico intenso (geralmente dança) em ambientes quentes e sem consumo adequado de água. A temperatura do corpo se eleva, e essa acaba sendo, possivelmente, a mais freqüente causa de morte associada ao consumo de ecstasy”, explica o psiquiatra.

Outra interpretação errônea, segundo ele, diz respeito aos principais malefícios do uso da maconha. “Apesar de grande parte das pessoas acreditarem o contrário, a maconha geralmente causa mais danos físicos do que psicológicos. Por exemplo, ela é muito mais cancerígena do que o tabaco, além de poder transmitir hepatite e, segundo alguns estudos, causar diminuição da fertilidade”, diz dr. Braun.

O livro traz dados sobre definições, causas, efeitos, tratamentos, recaídas, internações e pós-tratamento, além de informações adicionais sobre as drogas. O psiquiatra relata aspectos da intoxicação, da abstinência, do abuso e da dependência das substâncias com ações psicotrópicas, divididas em grupos como álcool, alucinógenos, anfetaminas e substâncias semelhantes, nicotina, cafeína, cocaína, drogas projetadas e outros, esclarecendo as dúvidas sobre cada um.

Outro objetivo da obra é a contribuição para o aprimoramento dos profissionais de saúde não especializados em drogas. Segundo o médico, é importante que especialistas de outras áreas conheçam peculiaridades fundamentais para contribuir efetivamente com o tratamento.

O livro tem ainda um glossário com os principais termos relacionados ao assunto, destacados em negrito no decorrer do livro. Tabelas e ilustrações complementam a obra.

O autor - Ivan Mario Braun é médico pela turma de 1986 da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Completou a residência em Psiquiatria em 1989 e o mestrado em medicina na FMUSP em 1996. Logo em seguida, desenvolveu uma pesquisa sobre o potencial de abuso de tranqüilizantes.

Desde 2000, está associado ao Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (USP).

Foi supervisor de médicos-residentes entre 2001 ou 2005. Atualmente é médico voluntário no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, onde supervisiona os psicólogos no Ambulatório de Jogo Patológico e atende os tabagistas no Grea. Em 2006, atuou também com dependentes de álcool e drogas no Espaço Fernando Ramos, em Diadema.

Livro lançado pela MG Editores, com 200 páginas, por R$ 37,90. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890.Site: www.mgeditores.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira