Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2010 - 10:25

Febrasgo lança o 1° GUIA DE CONDUTAS SOBRE HIGIENE ÍNTIMA FEMININA, com apoio da Sanofi-Aventis

Um folheto, baseado no guia, será distribuído em consultórios ginecológicos para orientar as mulheres a realizar uma higiene íntima adequada.

São Paulo– A vida moderna trouxe uma série de mudanças de hábitos para a mulher. O uso de roupas justas e sintéticas, calcinhas de lycra, depilação com cera, entre outros.

Esses fatores podem ajudar a irritar a região íntima ou prejudicar a sua ventilação, alterando assim o pH local e criando um ambiente propício para o desenvolvimento de alguns incômodos ginecológicos.

A higiene íntima feminina requer atenção especial.

Sendo assim, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), com o apoio da Sanofi-Aventis, criou o 1° “GUIA DE CONDUTAS SOBRE HIGIENE ÍNTIMA”, voltado para ginecologistas e obstetras, disponível no site (www.febrasgo.org.br), com acesso restrito a profissionais de saúde. “Atualmente, há muitas informações desatualizadas sobre higiene íntima feminina e percebemos a necessidade de elaborar um guia para formalizar as orientações práticas sobre o tema, embasadas em investigação científica”, diz Nilson Roberto de Melo, ginecologista e presidente da Febrasgo.

Para ampliar a conscientização sobre o tema, foi lançado também o 1° FOLHETO DE “ORIENTAÇÕES SOBRE HIGIENE ÍNTIMA FEMININA”, uma versão compacta do guia de condutas da Febrasgo, com as principais dicas para a higiene íntima diária da mulher. O folheto será distribuído em consultórios de ginecologia, para que os médicos o disponibilizem para suas pacientes.

“O folheto de orientações responde as principais dúvidas relativas à freqüência da higienização, como ela deve ser feita, se é ou não necessário usar produtos específicos, entre outras”, explica o ginecologista Paulo César Giraldo, professor da Universidade de Campinas e coordenador do Guia da Febrasgo.

Algumas orientações do 1° Folheto de Cuidados para a Higiene Íntima Feminina: Por que usar um sabonete apropriado para a higiene íntima? A higiene íntima feminina diária é necessária é indispensável para a manutenção da saúde e quando é feita de forma inadequada pode trazer desconforto e favorecer o desenvolvimento de infecções ginecológicas.

O pH normal da pele é ácido e varia entre 4,0 e 5,5, de acordo com a região do corpo. Esse pH ácido funciona como uma “capa” e protege a pele da proliferação de bactérias.

Mas o pH ácido pode se desequilibrar por vários fatores, entre eles, o uso constante de sabonetes com pH alcalino (o contrário do ácido) e outros produtos. Vale lembrar que a pele da região íntima é naturalmente mais delicada, e também mais suscetível a vários agentes externos. Por isso, os sabonetes para uso íntimo em geral são líquidos e especialmente formulados para não agredir a pele e mucosas da região genital.

Recomendações gerais: Sabonete íntimo - Opte preferencialmente por produtos: . hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima porque foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de alergias.

. líquidos e com pH ácido (pH entre 4,2-5,6) porque os sabonetes em barra costumam ser alcalinos na grande maioria e essa alcalinidade pode agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.

. que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora.

.que não contenham substâncias anti-sépticas (triclosan, clorexidina), que matam os germes bons (naturais) da pele.

. Recomendados por seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a cuidar de sua intimidade.

Freqüência diária de higienização: clima quente: 1 - 3 vezes/dia | clima frio: 1 vez ao dia.

. O uso dos sabonetes íntimos deve se restringir à higiene da parte externa da região genital e não deve ser utilizado para duchas vaginais (internas) e nem para tratar infecções ou inflamações genitais. Se você tiver algum problema como esse, sempre consulte seu médico!

Lenços umedecidos - O uso de lenços umedecidos para higiene íntima é útil em algumas situações como: higiene fora de casa, sanitários de uso público, etc. Sua aplicação deve ser muito suave e seu uso não deve ser abusivo para não remover a camada protetora da pele. Dar preferência aos lenços hipoalergênicos com pH ácido, desenvolvidos especificamente para a higiene íntima, porque foram testados para essa finalidade.

Atenção: essas orientações servem para a maioria das mulheres. Entretanto, àquelas com alta sensibilidade ou antecedentes de quadros alérgicos devem seguir a orientação do seu ginecologista.

Outras Dicas do 1° GUIA DE CONDUTAS SOBRE HIGIENE ÍNTIMA: . A higiene da região genital tem o objetivo de remover resíduos e o excesso de gordura |. Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral | . É recomendável o uso de roupas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local | . A depilação da área genital pode ser feita, uma vez que o excesso de pelos pode contribuir para o acúmulo de resíduos e secreções. Mas a freqüência deve ser a menor possível. Após a depilação, é recomendado o uso de substâncias calmantes (água boricada e soluções de camomila) nas primeiras 24 horas. As peles ressecadas deverão ser hidratadas assim como as demais áreas do corpo (usar hidratante não oleoso, sem englobar a mucosa – parte interna – e a semimucosa – parte intermediária). | . Durante o período menstrual, a higienização da região genital deve ser feita com mais freqüência para melhorar a ventilação da região e reduzir a umidade. O sangue menstrual e o uso prolongado de absorventes com película plástica externa são fatores que irritam a região genital. | . Evite o uso de absorventes externos com película plástica externa no período menstrual. Prefira absorventes externos sem película plástica. Troque o absorvente a cada 4 horas. |.Após lavar as roupas íntimas, enxágüe bem para a retirada de resíduos químicos. |. Use roupas largas para dormir para aumentar a ventilação da região genital .|. Após o parto, é recomendado o uso de produtos com pH levemente ácido. |. Logo após o término das atividades físicas, é recomendado fazer a higiene da região genital para evitar que o suor irrite a pele dessa região. [www. sanofi-aventis.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira