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31/05/2007 - 08:29

Jatos d'água Rolls-Royce impulsiona barcas rápidas


Jatos d'gua Rolls-Royce vão impulsionar dez barcas tipo catamarã que serão utilizadas na ligação Hong Kong-Macau.

A Venetian Marketing Servies Ltd (VMSL) encomendou dez barcas tipo catamarã para proporcionar um serviço de luxo entre locais em Hong Kong e o novo terminal Pac On que está sendo construído pelo governo de Macau para servir a área de Cotai Strip. As barcas são projetadas pela Austal e serão construídas em seu estaleiro na Austrália Ocidental, com um cronograma de entregas, em 2007 e 2008, bastante rigoroso. Elas serão conhecidas como “The Cotai Strip Waterjet Fleet”, ou seja, “A Frota de Jatos d'Água de Cotai Strip”.

Cada uma das barcas transportará até 411 passageiros. As acomodações serão em dois conveses, com bagageiros na parte de cima para bagagem de mão e local específico para armazenagem de bagagem mais pesada. A bordo haverá um “check-in” hoteleiro para falicitar a vida dos visitantes da Cotai Strip e do novo hotel que a Venetian abrirá este ano.

Para proporcionar a esses catamarãs de 47,5m a velocidade de 42 nós, cada embarcação terá quatro máquinas principais de 2.320kW, acopladas a quatro jatos d'água Rolls-Royce Kamewa 63 SII.

Essas águas abrigam algumas das mais intensas rotas de barcas e a Austal já contribui com 36 catamarãs rápidos para a região, todos impulsionados por jatos d'água Rolls-Royce.

Além dessas dez embarcações para a Venetian, outras se seguirão. A Austal conseguiu um contrato para construir dois catamarãs de 47,5m para a New World First Ferry Services (Macau), para operar entre Macau e Tsim Sja Tsui, em Hong Kong. Quando elas entrarem em serviço em 2008, cada uma transportará confortavelmente 418 passageiros a mais de 42 nós. Essas barcas se seguirão a cinco catamarãs da Ausral para os mesmos proprietários e serão construídas num estaleiro da Tasmânia, recentemente adquirido pela Austal. Quatro jatos d'água Kamewa 63 SII serão instalados em cada embarcação, cada um operado por seu próprio motor diesel, somando uma potência total instalada de 9.280kW.

Na América, a primeira de duas grandes barcas rápidas foi lançada no estaleiro da Austal em Mobile, Alabama. Esse catamarã de passageiros e veículos, com 106m de comprimento e alta velocidade, destina-se à Hawaiian Superferry. Após concluído, ele estabelecerá um novo serviço ligando Honolulu a Maui e Kauai e Honolulu a Big Island, com um tempo de viagem de cerca de três e quatro horas, respectivamente.

Continuando a conexão entre a Austal e Rolls-Royce, essa grande embarcação de alumínio será operada por quatro jatos d'água Kamewa 125 SII, dois em cada casco, com linhas individuais, e quatro máquinas principais de 8.200kW, o que lhes conferirá uma velocidade de 35 nós/95% MCR com uma carga de 400t.

Dois conveses estarão disponíveis para veículos — 282 carros ou uma mistura de carros e caminhões, como por exemplo 28 caminhões de doze metros e 65 carros. O convés de passageiros fica acima dos conveses de veículos, e tem assentos e instalações para 866 passageiros.

O estaleiro da Austal nos EUA, construído especificamente para essa finalidade, já construiu vários catamarãs e embarcações de um só casco, mas os catamarãs da Hawaiian Superferry são os maiores até o momento.

Perfil - A Rolls-Royce, fornecedora líder mundial de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, opera em quarto mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

A empresa continua a investir em tecnologias, produtos, pessoas e capacitações com o objetivo de ampliar e reforçar o portfólio de produtos e aumentar a eficiência e melhorar o desempenho ambiental de seus produtos.

A Rolls-Royce é líder mundial em projetos de navios e equipamentos marítimos integrados. Seus equipamentos estão instalados em mais de 23.000 navios comerciais e em navios de 33 marinhas de guerra em todo o mundo. A empresa também é especializada na indústria offshore de petróleo.

Quase 40 embarcações Rolls-Royce UT foram ou estão sendo construídas em estaleiros brasileiros. Além delas, há cerca de 60 embarcações de suprimento de bandeira estrangeira operando equipamento Rolls-Royce no país.

Em 2003 a Rolls-Royce Marine abriu uma oficina no Rio de Janeiro para apoiar seus clientes brasileiros. Essa oficina já está pequena demais para o potencial que o país oferece, e a Rolls-Royce está estudando a possibilidade de investir em uma nova instalação no litoral.

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