Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2010 - 11:18

Coréia do Sul e Japão se unem em evento inédito


Mostra celebra dez anos de abertura da Coréia do Sul ao intercâmbio cultural japonês e 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil.

A Fundação Japão recebe a exposição "Encanto Tropical" a partir de 16 de abril de 2010 no Espaço Cultural, reunindo artistas plásticos japoneses e sul-coreanos. Além disto, também acontece eventos simultâneos como exibição de filmes, recital de poemas e cerimônia de chá, durante o período de visitação aberto ao público até o dia 07 de maio de 2010.

O evento tem curadoria de Keiko Kuriki e é realizado pelo Comitê Executivo da Exposição Encanto Tropical, Japan Brazil Art Center do Brasil (JBAC) e Centro de Estudos Ambientais e Culturais.

Com intuito de comemorar os 10 anos após a abertura da Coréia do Sul ao intercâmbio cultural japonês, é possível dizer que esta relação hoje se encontra num patamar nunca antes alcançado. No Brasil, onde se reunem imigrantes do mundo inteiro, atualmente existe uma população de 1.200.000 pessoas na comunidade japonesa, que completa agora 102 anos de imigração, e 50 mil pessoas na comunidade coreana, que comemora 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil.

Artistas e poetas - Os artistas plásticos japoneses são Futoshi Yoshizawa, Kimi Nii, Takafumi Kijima, Takako Nakayama, Yasushi Taniguchi, Diogo Shin e Yumi Takatsuka e os sul-coreanos são Bong sook Koh, Hyung Chul Shin e Jeong hoon Kim. Os poetas são Hwang Un-h?n e René Taguchi, amigos desde 1987, quando se conheceram na revista Zookei, criada por René, que também é um dos proprietários da Galeria Deco, em SP.

Tendo a música clássica e a literatura como principais elos de ligação, o amigo coreano e japonês, respectivamente, compartilhavam da mesma língua, já que Hwang, morto nos anos 90 devido a diabetes, dominava com maestria o japonês, chegando a traduzir os seus próprios poemas.

"Mesmo depois da imigração conjunta nos anos 60, foi no século 21, na Copa Mundial de Futebol de 2002 - ocorrida em Seul, em que o Brasil foi campeão, que o Japão e a Coréia do Sul ficaram mais próximas, já que realizaram em parceria o evento esportivo. Em seguida, o Japão passou a fervilhar num boom pela Coréia. Outro elemento propulsor foi a novela coreana “Fuyu no Sonata”, que também foi febre até na comunidade japonesa do Brasil. Além disso, os novos expatriados, executivos japoneses e suas famílias, que vieram ao Brasil, passam a apreciar profundamente a culinária coreana, como se fosse a comida da sua própria terra natal", analisa o jornalista Daisuke Kobayashi, da JBAC do Brasil.

.Programação.:Exposição de artes plásticas, Encanto Tropical, Exposição, recital de poesia, cerimônia do chá e filmes, dias 16/abril a 07 de maio, das 10h às 17h [ Não abre nos fins de semana e feriados (21/abril – Feriado Tiradentes) ], no Espaço Cultural – Fundação Japão em São Paulo, Av. Paulista, 37 – 1º andar ?- Paraíso | Lotação máxima: 100 lugares? | Acesso para portadores de necessidades especiais . Entrada gratuita ? | Informações: (11) 3141-0110 / [email protected]? . | Curadoria: Keiko Kuriki | Realização: Comitê Executivo da Exposição Encanto Tropical, Japan Brazil Art Center do Brasil (JBAC) e Centro de Estudos Ambientais e Culturais| Colaboração: Associação Tooraku-kai do Brasil (Sencha-dô Seifu-ryu) | Apoio Cultural: Fundação Japão em São Paulo, Band News, São Paulo Shimbun, Nikkei Shimbun, KENREN, Galeria Deco e Editora Kojiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira