Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2010 - 11:35

Santa Fé chega em bom momento


Pelo que tudo indica a Hyundai será muito feliz na escolha do melhor momento para iniciar a venda do novo Santa Fé no Brasil. O modelo que foi apresentado no Salão de DetroiT, em janeiro, apresentou mudanças que devem agradar ao consumidor. O novo modelo, segundo divulgou o site G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1557599-9658,00.html), nesta última semana, que já está a caminho das concessionárias, possui duas versões: uma equipada com motor 2.4 litros de 175n cv e outra de 3.5i com 276 cv. Além de mais esportivos, os dois modelos prometem superar em aceleração e economia as versões antigas de 2.7 e 3.3 litros.

O momento do lançamento é especial por pelo menos dois motivos: mercado automobilístico nacional aquecido, já que em março estabeleceu-se um novo recorde de vendas ao licenciar 58,1 mil unidades, superando dezembro do ano passado quando foram vendidos 56,8 mil unidades.

O outro, é o ótimo momento da marca Hyundai no mundo e, em especial, no Brasil, onde cresce de forma impressionante. Só para se ter uma idéia, se comparado às vendas de automóveis da marca em março de 2009, com as do mesmo mês em 2010 (segundo os números divulgados pela Anfavea) constataremos crescimento de 640,7%, mais de vinte vezes o crescimento das vendas de carros no Brasil que foi de 30,3% (março/09 versus março/10).

O bom momento da Hyundai, vem se consolidando ao longo dos tempos. Se compararmos, por exemplo, o primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período de 2010, verificaremos o incrível crescimento de 724,2%. O percentual em si dispensa comentários, porém se ainda assim você desejar saber o que ele significa, basta saber que o crescimento do mercado nacional de vendas de autos novos no mesmo período foi de 17,9%.

Acompanho o mercado automobilístico nacional desde 1973 e não me lembro de nenhum outro caso em que uma marca tenha se destacado tanto no Brasil. A maioria dos indicadores apontam a Hyundai como os melhores exemplos de crescimento, qualidade, satisfação dos consumidores etc. Ela já é o mais novo caso de sucesso da indústria automobilística mundial.

Que há méritos de sobra para a Hyundai, seu representante e seus distribuidores isso ninguém duvida, mas uma coisa é crescer aproveitando o bom momento da marca, mercado, economia, câmbio, etc e outra bem diferente e manter-se no topo, sustentando os padrões de qualidade, rentabilidade, satisfação etc.

Não que isso seja um desafio intransponível para a Hyundai, que tem dado ao mundo os melhores exemplos de como construir uma marca forte. Porém, nesse mundo globalizado, qualquer pequena derrapada pode tirar o competidor da pista e arruinar com as suas pretenções.

Pense nisso e ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”. Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira