Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 10:04

Nova governança do Instituto Aço Brasil tomou posse durante O 21º Congresso Brasileiro do Aço


Marco Polo de Mello Lopes assume a presidência executiva da entidade.

Cerca de 800 congressistas assistiram nesta quinta-feira (15/4) a cerimônia de posse do presidente executivo do Instituto Aço Brasil (IABr) e do presidente e vice-presidente do Conselho Diretor da entidade, como parte das atividades da 21ª. Edição do Congresso Brasileiro do Aço e ExpoAço 2010, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Marco Polo de Mello Lopes, até então vice-presidente executivo, assumiu a presidência executiva do Instituto em tempo integral, enquanto André Bier Gerdau Johannpeter (Gerdau) e Albano Chagas Vieira (Votorantim) passaram a ocupar por dois anos, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do Conselho Diretor, que reúne presidentes das empresas associadas e ao qual cabe definir as políticas e estratégias de ação do Instituto.

Marco Polo de Mello Lopes relembrou os tempos em que entrou no Instituto, ainda como estagiário, em 1972, ano em que o setor produziu 6,5 milhões de toneladas de aço e possuía capacidade instalada de cerca de 7,5 milhões. “Hoje temos um setor inteiramente privatizado e uma capacidade instalada de produção seis vezes maior, de 42 milhões de toneladas. Em 2013, quando o Instituto estiver completando 50 anos de existência, a capacidade instalada do setor será acima de 50 milhões de toneladas”.

A importância do Instituto para o setor foi ressaltada no discurso de André Bier Gerdau Johannpeter. “Os elos da cadeia do aço, sejam fornecedores, produtores e clientes, devem estar fortes e unidos para que possamos concentrar esforços no atendimento dos desafios do Brasil que estão pela frente”, afirmou.

Modernização - O novo sistema de governança faz parte da estratégia de modernização da entidade. A sinalização de que o Instituto precisaria passar por mudanças veio em 2006/2007, com base em pesquisa de imagem junto a públicos diversos. Os resultados mostraram que havia inadequada percepção quanto às reais características desta indústria, da sua importância no processo do desenvolvimento nacional, bem como da relevância do aço como matéria prima imprescindível a amplos segmentos da indústria de transformação.

No ano passado, a entidade mudou seu nome e identidade visual, passando a denominar-se Instituto Aço Brasil em substituição a Instituto Brasileiro de Siderurgia. Buscou, assim, melhor identificação da sua atividade com os produtos que fabrica e entrega ao mercado, o aço, em lugar do conjunto de processos que caracterizam sua atividade, a siderurgia. Ao mesmo tempo, o IABr intensificou as ações de aproximação com diversas organizações públicas e privadas, de forma a reduzir o gap entre identidade e imagem do setor. Dessa forma, o Instituto torna-se mais ágil na defesa do setor e reforça sua posição como representante legítimo nas discussões que dizem respeito ao futuro da indústria do aço no Brasil.

. [Congresso Brasileiro do Aço, ExpoAço e Vila do Aço, até o dia 16 de abril (sexta-feira) , no Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387), S. Paulo. Realização: Instituto Aço Brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira