Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 10:10

Congresso mostra os avanços no uso da Cirurgia Robótica em Ginecologia


Cerca de 300 ginecologistas do mundo inteiro, e destes, 6 médicos brasileiros do Hospital Albert Einstein, participaram esta semana (11 a 14 de abril) do World Robotic Symposium (Congresso Mundial de Cirurgia Robótica), organizado pelo Global Robotics Institute e pela Society of Robotic Surgery, realizado em Orlando, Flórida (EUA), para discutir os avanços no uso dessa tecnologia nessa área.

“A aplicação da tecnologia robótica em casos ginecológicos tem se mostrado como uma alternativa excepcional. Vantagens, como a possibilidade de uma visão tridimensional da cavidade abdominal, melhor visibilidade da anatomia da pelve e menor sangramento intra-operatório, garantem uma melhor recuperação da paciente, um menor tempo de hospitalização e um tratamento mais efetivo da doença a ser tratada”, relata Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, clínica especializada no tratamento da doença, especialista brasileira presente no Congresso.

“Um ponto de destaque nesse evento envolve as cirurgias ao vivo - um estimulo científico muito grande para a classe médica, além de mostrar o avanço nas técnicas cirúrgicas”, comenta a ginecologista. Resultados animadores dos últimos quatro anos de realização deste tipo de cirurgia nos Estados Unidos mostram como é possível evitar complicações e como melhorar a curva de aprendizado dos cirurgiões ginecológicos. “São tópicos que contribuem para demonstrar a superioridade do uso da tecnologia robótica quando comparada ao uso da laparoscopia convencional”.

“Essa superioridade é enfatizada quando falamos de cirurgias ginecológicas de maior complexidade, como no tratamento de tumores de endométrio e ovário, endometriose avançada com acometimento intestinal ou com grande quantidade de aderências na pelve, retiradas de miomas de grande volume em mulheres que desejam preservar sua capacidade reprodutiva ou em casos de histerectomia (retirada do útero) em úteros de grande volume”, avalia Dra. Rosa.

A evolução da cirurgia robótica é percebida também no Brasil. Já foram realizadas várias cirurgias, com resultados de excelência. “Cada dia mais, os cirurgiões ginecológicos brasileiros estão se especializando e buscando desenvolver suas habilidades neste campo, com benefícios inigualáveis para as mulheres que procuram este tipo de tecnologia”.

“No Brasil buscamos mostrar o quanto é importante que as mulheres brasileiras tenham acesso e conhecimento sobre a técnica, que está revolucionando o mundo da cirurgia minimamente invasiva”, finaliza a Dra Rosa Neme.

Perfil - Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844) - A Dra. Rosa Maria Neme é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou residência-médica também na Universidade de São Paulo (2000). Além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, ela integra a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein, Samaritano, São Luiz e Sírio Libanês.

O Centro de Endometriose São Paulo conta com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina. A iniciativa deste projeto pioneiro é da Dra. Rosa Maria Neme, que possui diversos trabalhos publicados sobre a endometriose e larga experiência no tratamento desta doença. Ela lidera uma equipe clínica formada por médicos e profissionais nas áreas de ginecologia, radiologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, clínica geral, anestesia especializada no tratamento de dor, dermatologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira