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16/04/2010 - 10:47

Luz Publicidade concilia TI com estratégia de negócio

A Luz Publicidade, considerada uma das maiores e mais conhecidas agências especializadas em publicações legais do país, está entrando em nova fase, com a reformulação da área de TI. Atuando há 39 anos no mercado, a empresa optou pelo outsourcing e passa a ter uma gestão de TI que segue a tendência mundial de conciliar as áreas operacional e estratégica, com foco no resultado dos negócios.

As mudanças tiveram início há seis meses, com a contratação da P2HE, especializada em gestão de tecnologia da informação que elaborou um plano estratégico de TI e realizou auditoria na infraestrutura. Esta primeira fase incluiu o alinhamento estratégico, os objetivos de desempenho, itens da segurança da informação e um novo portfólio de TI.

A implantação do Service Desk e o Monitoramento geraram melhorias na organização, agora orientada por processos e melhores práticas de mercado para TI. Esse modelo permite maior controle dos processos internos, uma vez que auxilia na definição de prioridade das atividades, na coordenação e monitoramento de infraestrutura e na agilidade de captação e atualização de informações, com a vantagem de facilitar a criação de relatórios gerenciais para tomada de decisões.

Destaca-se ainda a maior segurança na troca de informações com os clientes, uma atividade fundamental para a empresa. Eles também participam colaborando na criação de processos para reduzir o número de problemas recorrentes.

Outsourcing e sintonia - Para o diretor-superintendente da Luz Publicidade, Ricardo Sá, o outsourcing do controle e da gestão de TI trouxe benefícios evidentes, não só por agregar valor e inteligência ao negócio e demonstrar com maior clareza as ações de TI diretamente voltadas às necessidades da empresa, mas por promover mais sintonia entre as áreas operacional e estratégica.

“Enquanto a área operacional acompanha as tendências tecnológicas, gerencia contratos, mantém o pessoal atualizado e desenvolve indicadores de performance, a área estratégica busca entender as áreas e suas necessidades, pesquisa tendências tecnológicas, utiliza melhores práticas de mercado para transformar pontos fracos em fortes (para transformar ameaças em oportunidades) e alinha a TI aos requisitos do negócio. Este é o principal objetivo da Governança de TI”, diz Edmilson Rosa, diretor da P2HE.

Para a Luz Publicidade, terceirizar foi fundamental, pois os executivos ficam mais livres para permanecerem focados nos negócios. “O mercado é feroz e não podemos gastar muito tempo resolvendo questões que um gestor de TI, muito mais capacitado, pode resolver, levando em conta os objetivos da empresa. Hoje, TI não pode ser considerado um centro de despesas, mas um facilitador para resultados”, afirmam. [www.multiletrascom.com.br]

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