Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 10:54

Programa Caminho da Escola: MAN Latin America vence licitação para vender 4.000 ônibus


(esq./dir.) Georg Pachta-Reyhofen, presidente mundial do Grupo MAN e Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America

A montadora oferecerá dois modelos Volksbus a prefeituras de todo o Brasil para uso em condições severas de piso e relevo

A MAN Latin America acaba de vencer a terceira licitação do Programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Governo Federal para atender à demanda de transporte escolar municipal na rede pública e na zona rural de todo o Brasil. O novo contrato dá à montadora o direito de comercializar quatro mil ônibus completos às prefeituras que se habilitarem às linhas de crédito hoje disponíveis. De junho de 2009 até agora, a MAN Latin America já entregou cerca de 1.600 ônibus a diversas cidades do País.

Para a terceira fase do Programa, a montadora oferecerá os modelos Volksbus ORE 02R (sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) em parceria com a Marcopolo e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande) em parceria com a Caio - Induscar, ambas encarroçadoras conceituadas mundialmente.

Do total de 4 mil veículos da nova licitação, 2 mil serão do modelo Volksbus ORE 02R com motor eletrônico MWM 4.12 TCE, comprimento de 9.000 mm, entre-eixo 5.180 mm e capacidade de carga últil líquida de 3.000 kg, eixo traseiro com diferencial equipado com dispositivo de bloqueio e capacidade para 48 alunos sentados.

Os outros dois mil serão do modelo Volksbus ORE 03R, com motor eletrônico MWM 4.12 TCE, comprimento de 11.000 mm, entre-eixo 5.950 mm e capacidade de carga últil líquida de 4.000 kg, com eixo traseiro com diferencial equipado com dispositivo de bloqueio e capacidade para 59 alunos sentados.

Os modelos são ideais para o trânsito em área rural, contando com suspensões reforçadas, bem como maior ângulo e redução de balanços dianteiro e traseiro. Os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, trazendo eficiência às prefeituras e conforto e segurança aos alunos.

Licitação rigorosa - Após 21 dias de Pregão Eletrônico, a MAN Latin America conquistou dois dos três lotes de que participou, numa licitação bastante criteriosa, concorrida e técnica. A montadora entregará os veículos completos até a metade do segundo semestre de 2011.

"Temos um excelente retorno das autoridades cujos municípios adquiriram os ônibus escolares Volksbus. Tanto por sua robustez em condições extremas de uso, quanto pela assistência técnica que cobre todo o território nacional. É fundamental que esses veículos sempre estejam em excelentes condições de uso, beneficiando milhares de estudantes que agora contam com transporte de qualidade", diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

O programa - Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumento a transparência das aquisições.

Desde sua criação até fevereiro de 2010, o Caminho da Escola atendeu 2.697 municípios. No total, foram adquiridos 5.721 ônibus escolares. O Governo Federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequados às condições brasileiras.

O programa consiste na aquisição, por meio de registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira