Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 10:54

MAN Latin America inaugura linha de produção dos caminhões MAN em Resende


A montadora está investindo R$ 150 milhões no desenvolvimento e lançamento dos caminhões MAN no Brasil

O presidente do Grupo MAN, Dr. Georg Pachta-Reyhofen, e o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, visitaram no dia 15 de abril (quinta-feira), pela primeira vez as instalações da nova linha de montagem dos caminhões extra-pesados MAN modelos TGS e TGX. A capacidade de produção será de até cinxo mil veículos por ano, graças a um investimento de R$ 150 milhões em desenvolvimento, treinamento de pessoal e lançamento dos produtos. Juntamente com os parceiros do Consórcio Modular, a MAN Latin America irá contratar 100 empregados ao longo do ano, que serão treinados por profissionais alemães e brasileiros formados na Alemanha.

“As instalações da linha de montagem dos caminhões MAN, em Resende (RJ), e o projeto de um parque de fornecedores perto da fábrica, juntos, vão gerar 800 empregos diretos. Esse número somados aos 700 trabalhadores já foram contratados em março passado totalizará 1500 novos colaboradores apenas nos quatro primeiros meses de 2010”, explicou Roberto Cortes.

A linha e áreas anexas, que terão dez mil metros quadrados de área construída, iniciam testes de operação ainda este mês, e assim funcionarão nos próximos quatro meses. Após esse período, o processo será acelerado para que, em 2011, os novos caminhões da marca MAN passem a ser comercializados no Brasil. Gradualmente nacionalizados, os primeiros caminhões MAN feitos no Brasil serão montados em sistema SKD, com conjuntos importados da Alemanha. Entre outros componentes, os futuros modelos também terão exclusivos motores MAN fabricados no País, numa parceria com a MWM International.

(esq./dir.) O prefeito de Resende, José Rechuan Junior; Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America; o governador Sérgio Cabral e Georg Pachta-Reyhofen, presidente mundial do Grupo MAN

"Este é mais um passo para alavancarmos ainda mais o nosso crescimento no mercado de caminhões. Até hoje, produzíamos caminhões Volkswagen de 5,5 a 57 toneladas de peso bruto total. Por isso, o dia de hoje é um marco na história da MAN Latin America: estamos viabilizando a ampliação de nossa presença no segmento de veículos extrapesados, oferecendo em breve ao consumidor os caminhões MAN", explica Roberto Cortes.

Em março passado, a MAN Latin America ampliou sua capacidade de produção, com o funcionamento da fábrica em três turnos e a contratação de mais 700 colaboradores no Consórcio Modular. "Estamos otimistas com a economia e acreditamos que seguirá crescendo em 2010. Isso é uma prova que o Brasil superou os efeitos da crise econômica mundial", completa o executivo.

Modelos TGS e TGX - A linha TGS, conhecida por sua robustez e economia, possui hoje na Alemanha veículos de 18 a 41 toneladas de Peso Bruto Total, e é perfeita para aplicações severas na construção civil, como guindastes e betoneiras. A linha é também indicada para o transporte de cargas frigoríficas, bebidas, distribuição urbana e rodoviária, além dos caminhões fora-de-estrada para o transporte de madeira e cana-de-açúcar.

"Caminhão do Ano" na Europa em 2008, a série TGX é a mais completa da MAN, com motores potentes de 400 até 680 cavalos. Os caminhões foram projetados para o transporte pesado de longas distâncias e possuem três configurações de cabines, com largura de até 2,40 e altura de até 1,90 metros, o que torna o modelo um dos mais confortáveis do mundo.

Depois de assinar o protocolo de intenções para a implantação do parque de fornecedores, o governador Sérgio Cabral agradeceu a confiança do Grupo MAN no Estado do Rio de Janeiro.

“Hoje é um dia histórico. Estou muito feliz porque participei deste sonho desde o início do processo, como presidente da Alerj, ao aprovar a lei que incentivou a vinda da montadora para o estado do Rio. Já são 15 anos de sucesso. A MAM trouxe para Resende esta grande notícia em termos de desenvolvimento e geração de rendas”, falou o governador.

Cabral destacou ainda o sucesso da política de parcerias que o Estado realiza tanto com os governos federal e municipais quanto com a iniciativa privada.

“Hoje também é dia para celebrar as parcerias, como esta realizada em Resende para ter e trazer mais fornecedores. Assinamos mais esta parceria com a MAN e três empresas que vão ter incentivos fiscais do estado para se instalar no parque”, finalizou Cabral

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira