Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 11:24

Bacia hidrográfica do Guandu não comporta novas outorgas para a indústria

Estudo preparado por engenheiro da CEDAE, alerta: bacia do Guandu está operando no seu limite de abastecimento.

Durante o 3º UniCEDAE, encontro técnico que acontece em paralelo a ExpoASEAC, um estudo realizado pelo engenheiro Frederico Menezes Coelho, que vai causar preocupação às indústrias do Rio de Janeiro. Ele afirma que a bacia do Rio Guandu não vai suportar novas outorgas de uso de suas águas para empresas sem prejudicar a qualidade do serviço de abastecimento para consumo humano. A palestra, que promete ser uma das mais polêmicas do encontro técnico, acontece hoje, às 14 horas, na sala C do Centro de Convenções SulAmérica.

Coelho, que é especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, é Engenheiro Coordenador de Projetos da CEDAE-RJ e o representante da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Comitê de Bacia do Guandu. Seu estudo, que tem como título “Balanço hídrico da bacia hidrográfica do rio Guandu com as novas demandas por água”, concluiu que o cenário futuro sem a previsão de aumento na demanda industrial é o único que não apresenta vazões negativas. Ele sugere que esse deverá ser o cenário adotado pelo gestor para gerir as futuras outorgas na bacia hidrográfica do rio Guandu.

Ainda segundo ele, as águas do Guandu já são utilizadas pela Light para a geração de energia em suas hidrelétricas, e que estas já funcionam no seu limite mínimo de vazão. O engenheiro alerta que, se todos os empreendimentos utilizarem a água doce do rio Guandu ao mesmo tempo, não haverá abastecimento para todos. Para ele, as indústrias deverão se adaptar à água salobra no Canal de São Francisco. Coelho ainda diz que a as novas concessões de outorga deverão privilegiar o abastecimento de água potável para o consumo humano (ETA Novo Guandu), em detrimento dos outros usos, de acordo com a lei nacional de recursos hídricos.

Campeonato de operadores – Já começou também o 1º Campeonato de Operadores, uma novidade que vai empolgar os participantes, testando a habilidade, agilidade, técnica e destreza das equipes. A idéia dos organizadores é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As provas, que prometem ser um dos pontos altos do evento, com muita emoção e olho no cronômetro, acontecem em três categorias – montagem e desmontagem de conjunto moto-bomba; ensaio de laboratório - Jar-Test; e montagem de cavalete padrão e ramal de ligação de água.

O evento, que está sendo realizado pela Fagga Eventos, prossegue até o dia 16 de abril (sexta-feira), no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, em parceria com a ASEAC – Associação dos Empregados de Nível Universitário da CEDAE. [ www.unicedae.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira