Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 11:24

Prática esportiva garante trabalhador com mais foco

Sidnei Bissacot Coutinho costuma tomar decisões com equilíbrio. Condição fundamental para o gestor de vendas e análise bancária. A disciplina, diz ele, vem do jogo de xadrez, que pratica rotineiramente, e dos valores que o esporte lhe traz. “Isso ajuda até mesmo na tomada de decisão, quando você desenvolve um novo produto ou processo, consegue ver de forma completa todo o sistema operacional”, diz.

O gaúcho radicado no Distrito Federal é funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A estatal é destaque pelo incentivo ao esporte e parceiro do SESI em vários programas. Sidnei disputará com outros cinco trabalhadores-atletas o xadrez pensado, uma das dez modalidades dos Jogos Nacionais do SESI, que serão realizados de 21 a 24 de abril, em Bento Gonçalves (RS). O esporte é referência no Leste Europeu e na Rússia. No início do século passado, o xadrez era praticado para mostrar superioridade intelectual de cada país. “À época, a prática era incentivada nas escolas, por isso, os grandes mestres internacionais estão naquela região”, lembra Sidnei.

Três das dez modalidades em disputa na região da serra gaúcha, onde está a sede dos jogos, valorizam desempenhos individuais. Os classificados passaram por seletivas iniciadas dentro das empresas, por torneios municipais, estaduais e regionais. A tenista Ariana Marchesi de Souza, da mineradora Vale (ES) fez dessa jornada um aprendizado. E tornou-se uma das principais motivadoras. “Quando voltamos da etapa regional com a classificação de 23 dos 34 colegas que disputaram os jogos outros funcionários ficaram interessados em participar”, lembra a capixaba.

Com a união de outros cinco colegas, que também estarão nos Jogos Nacionais, Ariane formou uma comissão de esporte para estimular novas adesões. Começaram a divulgar o Programa de Esportes Vale em março. Antes eram 80 atletas. “Hoje já somos 250”, comemora. O programa inclui atividades como futebol, vôlei, natação e tênis, e conta com o apoio de técnicos para dar orientação aos trabalhadores. Garante ainda disponibilidade de área esportiva, uniformes e equipamentos.

Do Norte do Brasil vem outro exemplo de vantagens garantidas pelo esporte. Daniel Viana Farias é auditor de qualidade da empresa Masa (AM), fabricante de componentes plásticos. Ele competirá no tênis de mesa. Para treinar, Daniel usa o intervalo do almoço, onde aproveita com colegas a área recreativa da indústria. “Meus companheiros ficam motivados com um representante vestindo a camisa da empresa, que tem 894 funcionários”, destaca.

Segundo Daniel, o tênis de mesa requer condicionamento físico e agilidade. Desempenho exigido em muitas atividades do setor. “Na minha profissão é preciso estar bem concentrado e preparado para exercer a função”, afirma. A Masa foi considerada em 2008 a melhor empresa para trabalhar no Brasil pela revista Exame.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira