Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 11:31

Vendas de pão e bolo industrializados aumentam em 2009

Dados Abima/Nielsen apontam crescimento de 12% em pães e 6% em bolos.

São Paulo- Enquanto a economia teve uma retração de 0,2% em 2009, o faturamento do mercado de pão industrial cresceu 12%, atingindo R$ 2,9 bilhões, e o de bolo industrial, 6%, chegando a R$ 513,8 milhões. Os dados são da última pesquisa Abima/Nielsen sobre o desempenho dos dois setores.

O consumo per capita de ambos aumentou 8%, de 2008 para 2009, evidenciando uma expansão do setor como um todo. O percentual equivale a 5,3 kg de pães por habitante/ano e 1,4 kg de bolos por habitante/ano.

No acumulado dos últimos cinco anos, as vendas de pães industriais cresceram 46% e as de bolos, 24%.

Abaixo, tabela com a evolução ano a ano dos mercados de pães e bolos industriais, por faturamento, volume, preço e consumo per capita.

Pão Industrial - De acordo com Claudio Zanão, presidente da Abima (Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados), o aumento do poder aquisitivo dos consumidores, principalmente nas classes C e D, contribuiu significativamente para o crescimento no consumo de pães industrializados, que foi de 8% nos últimos cinco anos, passando de 4,2 kg por habitante, em 2005, para 5,3 kg por habitante, em 2009.

Os chamados pães “Especiais” (integrais na sua grande maioria, lights ou não) são os que mais se destacaram em termos de desempenho. “Tanto a indústria quanto os pontos de venda aumentaram consideravelmente a oferta de pães diferenciados, atendendo a uma demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis, menos calóricos e que tenham alguma funcionalidade”, diz.

De acordo com Zanão, isso explica também porque o faturamento do setor de pães industriais sobe mais que o volume: os pães “Especiais” têm maior valor agregado e preço mais elevado que o pão comum. Em 2009, o crescimento do faturamento do setor foi 12% e o crescimento do volume, 9%.

Bolo Industrial - Para Claudio Zanão, o maior poder aquisitivo dos consumidores, aliado á crescente procura por produtos mais práticos, explicam o bom desempenho do setor de bolos industriais, que teve crescimento de 6% no faturamento e de 7% no volume, de 2008 para 2009, segundo os dados Abima/Nielsen.

De acordo com ele, muitas famílias não têm mais tempo de preparar bolos caseiros e acabam optando pela praticidade de comprar produtos prontos, que agora chegam com muito mais variedade às prateleiras dos pontos de venda. Só no ano passado, o consumo per capita de bolos industrializados cresceu 8%, passando de 1,3 kg por habitante/ano, em 2008, para 1,4 kg por habitante/ano, em 2009.

Segundo Zanão, o destaque em termos de crescimento fica para o segmento de bolos do tipo “mono porção”, que podem ser consumidos individualmente. “São os que têm apresentado maior crescimento de vendas”, diz. [www.abima.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira