Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 11:45

Bons negócios com base na educação corporativa

Maior empresa de varejo do Amazonas investe em Educação a Distância para treinar os colaboradores.

Curitiba– A necessidade de ampliar ainda mais seu crescimento, fez com que os irmãos Bechimol, proprietários da maior empresa de varejo do estado Amazonas, a rede de lojas Bemol, investissem na preparação dos seus 1200 colaboradores para melhor atender os clientes em todos os setores da empresa. Mas como treinar todos esses profissionais que atuam em 13 lojas situadas em Manaus, uma no interior do estado, uma loja virtual, um centro de distribuição e outras duas lojas que ficam em Porto Velho, capital do estado vizinho, Rondônia?

A solução encontrada pela Bemol foi apostar na educação corporativa a distância. Assim, foi buscar no Sul do país, uma parceria com a empresa Dtcom, que tem sede em Curitiba, no Paraná, e é especialista em soluções de comunicação e conteúdo de capacitação profissional por teleaulas e pela internet.

Segundo a responsável pelos treinamentos da Bemol, Fany Leonel, os amazonenses têm uma particularidade cultural diferente da maioria dos estados brasileiros. Isso sem falar da complexidade geográfica da região, que dificulta reunir grupos grandes de colaboradores em um mesmo lugar. “O sistema de treinamentos da Dtcom foi fundamental no processo de capacitação dos nossos funcionários, mas, mesmo com a comodidade do sistema, tivemos dificuldade de convencer os colaboradores a aderirem”, lembra Fany.

A primeira barreira enfrentada pela Bemol para treinar os colaboradores foi a tecnologia. “A maioria dos nossos colaboradores não se sentiam a vontade para acessar o sistema e ainda tinham muito forte em mente a necessidade de ver o professor de perto”, conta Fany.

Implantado em 2002, a gestora conta que, até 2008, o número de certificados emitidos não passava de 200 ao ano. Foi então que eles resolveram mudar este cenário, achando uma forma de atrair mais alunos para os cursos. “Nós tentamos diversas vezes convencer os colaboradores, mandamos e-mails explicativos de como usar o sistema, mas poucos se sentiam a vontade para realizar os cursos. Foi então que tivemos a ideia de ir a campo e fazer uma campanha de adesão corpo a corpo”, comenta a gestora.

A estratégia deu certo. Fany e outros coordenadores passaram de loja em loja apresentando o sistema Dtcom com a palestra: “A excelência do atendimento Disney”, mostrando a importância de estar preparado para melhor atender os clientes. “O resultado foi surpreendente. Em 2009, tivemos 3994 certificados emitidos. Ficamos tão surpresos que tiramos até foto dos documentos quando chegaram”, conta Fany.

Os colaboradores também perceberam os resultados. O recordista, Nederson Prado, que realizou 123 cursos em 2009, começou o ano de 2010 dando um importante passo na carreira. Ele saiu da posição de recepcionista de vendas para assumir o cargo de vendedor do setor móveis. “Os cursos de relações interpessoais são os que mais me atraem, eles me ajudaram a melhorar meu desempenho. Os cursos também ampliaram meus horizontes em relação a conceitos como competência, concorrência, mercado e macroeconomia. E os benefícios não foram apenas no aspecto profissional, mas também no aspecto pessoal”, relata o vendedor.

Os cursos disponíveis no sistema Dtcom de educação corporativa a distância são concentrados em três áreas: Autodesenvolvimento, destinada ao aprimoramento da qualidade de vida individual, seja no trabalho ou fora dele, com temas como desenvolvimento organizacional e pessoal, orientação profissional e gerenciamento de carreiras, liderança e motivação, comunicação, informática e internet, atualidades e relacionamento interpessoal; Gestão Corporativa, com programa de gestão empresarial com ênfase em desenvolvimento organizacional, gestão financeira, marketing de vendas, gestão da qualidade, estratégia e planejamento, talks shows e entrevistas; e Gestão Pública, voltada ao aprimoramento de competências gerenciais e formação de líderes no processo de gestão pública, com objetivo de ampliar a qualidade na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Dtcom - Fundada em 2000, a Dtcom oferece soluções tecnológicas de comunicação corporativa e capacitação a distância, por meio de transmissão via satélite e pelo sistema LMS (e-learning) na internet. A Dtcom atende 70 organizações nos setores público e privado em todo o Brasil. No portfólio de produtos e serviços oferecidos está a TV Corporativa, com conteudos desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos: Autodesenvolvimento, Gestão de Corporativa e Gestão Pública. Além do conteúdo, a Dtcom conta com o LMS próprio que oferece interatividade, tanto para os gestores das organizações na administração de cursos e emissão de relatórios, quanto para a continuidade e reforço dos treinamentos executados. Para que toda esta tecnologia e conteúdo cheguem até o cliente, a Dtcom conta com uma equipe de 49 colaboradores atuando nas duas sedes: a administração, situada em Curitiba, e Parque Tecnológico, no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. [0800-701 3180 ou www.dtcom.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira