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17/04/2010 - 12:15

Diálogos da Comunicação supera expectativas na CIC

Evento contou com a participação de 120 pessoas.

A expectativa de que o Diálogos da Comunicação, uma iniciativa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da Diretoria de Comunicação e Marketing, seria um sucesso acabou se confirmando com a realização da primeira edição do evento, na noite do dia 14 de abril (quarta-feira). Com um público além do esperado, o que forçou a alteração do local do evento para o auditório principal para acomodar os 120 participantes, o 1º Diálogos da Comunicação foi marcado pelo alto nível dos debates nos dois painéis apresentados: Diálogos do Marketing, com o tema Planos de marketing: as estratégias que dão certo, e Diálogos da Propaganda, com o tema Novas mídias e o futuro da propaganda.

O primeiro painel contou com a participação da diretora da Drops de Menta, Márcia Costa, da consultora de Marketing da Marcopolo, Méri Steiner, e da publicitária Stelamaris Arenhardt. A mediação foi feita pela diretora de Comunicação e Marketing da CIC Eloisa Venzon. Ao abrir o painel, Márcia falou das estratégias de marketing colocadas em prática pela Drops de Menta. Segundo ela, são soluções simples, mas eficazes, e que podem ser adotadas por pequenas empresas. O primeiro cuidado, alertou, é fazer a gestão da marca em consonância com a verdadeira essência da empresa. A empresária destacou também a importância do endomarketing. De acordo com ela, são os colaboradores os primeiros que comunicam sobre a empresa para o mercado e, por isso, precisam estar preparados.

Méri Steiner discorreu sobre as recentes campanhas de marketing da Marcopolo, que alcançam também as unidades fabris localizadas no exterior. “Nosso maior desafio é fazer uma comunicação corporativa que seja assimilada por clientes e colaboradores”. Segundo ela, a campanha intitulada “Aproximando pessoas”, adaptada para as diferentes culturas onde a Marcopolo está inserida, está conseguindo que a percepção do público se fixe na marca, na satisfação e no comprometimento de servir da empresa.

Stelamaris Arenhardt apresentou cases das lojas Colombo e Quero-Quero. A primeira adotou como estratégia principal o sistema multicanal, que prevê a implantação de lojas segmentadas, a mesma logomarca, porém adaptadas para atender a diferentes classes sociais. Sobre a Quero-Quero, Stelamaris falou sobre o sucesso do lançamento do cartão de crédito de marca própria, que se tornou um fenômeno entre os consumidores de classes C e D de cidades gaúchas de menor porte. “Conseguimos vincular o cartão à credibilidade da marca Quero-Quero”, ressaltou. Hoje, o cartão está presente em 250 cidades e possui 25 mil estabelecimentos conveniados.

Propaganda - O segundo painel, sobre Propaganda, contou com a participação do diretor da Studio Design, Augusto Bellini, do diretor da NewAgers Propaganda e Marketing, Jorge Benites, e do diretor da Santa Propaganda, João Batista Salim (Jomba). A mediação foi feita pelo diretor de Comunicação e Marketing da CIC Rony Lemos.

Primeiro a expor seu ponto de vista sobre o tema, Bellini afirmou que o futuro da propaganda está em comunicar a verdade. “Não tenho preocupação com a multicomunicação, com as inúmeras opções de mídia, o que temos para compartilhar são as ideias. O nosso papel está em contribuir com a visão do empresário sobre o seu negócio”, disse.

Jorge Benites afirmou que para perseguir o consumidor a agência tem que estar preparada e vale qualquer mídia. “A agência trabalha com persuasão e eu acredito na comunicação mercadológica”, defendeu o publicitário.

Para Jomba a disseminação de novas mídias tecnológicas acabou por pulverizar as verbas de comunicação, o que leva à banalização e à mediocrização de atividades importantes ligadas à propaganda. “O computador aviltou o talento e o direito autoral”, criticou. Segundo o publicitário, o futuro da propaganda está em se conseguir preservar a importância dos profissionais da área, entregando o produto certo às pessoas certas. “Nossa busca é criar relevância para o serviço que nós prestamos”, frisou.

O evento contou com o patrocínio da Rádio Caxias e WEB TV Soluções e apoio da Ditta Comunicação. [www.cic-caxias.com.br]

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