Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2010 - 12:38

Rolls-Royce ganha contrato para projeto de embarcação e equipamento no Brasil


O valor destas duas encomendas para a Rolls-Royce é de aproximadamente R$ 29,3 milhões (11 milhões de libras esterlinas), e o contrato inclui opção para mais duas embarcações adicionais.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, anuncia encomenda de duas novas embarcações offshore pela Navegação São Miguel no Brasil. O contrato cobre projetos e equipamentos para duas embarcações do novo tipo UT 535 E cuja função principal será a recuperação de óleo derramado. Por ocasião da conclusão, em meados de 2012, nos estaleiros do proprietário em Niterói, as embarcações passarão a operar para a Petrobras, mediante contrato de longo prazo. O valor destas duas encomendas para a Rolls-Royce é de aproximadamente R$ 29,3 milhões (11 milhões de libras esterlinas), e o contrato inclui opção para mais duas embarcações adicionais.

Laudio Nogues,diretor regional da Rolls-Royce – Unidade Marine declarou: “A Rolls-Royce forneceu projetos e sistemas para muitas embarcações empregadas nas atividades offshore de extração de petróleo.Estamos muito contentes em poder dar prosseguimento a esta parceria com os armadores e estaleiros brasileiros. A UT535 E foi projetada para atender à especificação PSV-OSRV 750-10 da Petrobras para fornecimento de uma embarcação com sistemas de prevenção contra danos resultantes de derramamentos de óleo e com capacidade para transportar o óleo recuperado.”

“Estamos felizes por termos sido agraciados com o afretamento pela Petrobras de nossas embarcações tipo UT535 E, e aguardamos com a máxima expectativa a oportunidade de podermos dar continuidade ao bom relacionamento com a Rolls-Royce à medida que entrarmos na fase de construção,” afirmou Antonio Carlos Thome, diretor executivo de Produção da Navegação São Miguel.

A UT535 E é uma embarcação de 61,7m de comprimento, com propulsão diesel-elétrica e porte bruto de 1.400 toneladas. Em seu papel de plataforma de apoio, pode carregar dutos e carga no convés e carga líquida nos tanques. O equipamento de recuperação de óleo atende aos requisitos da Petrobras, com capacidade de tanque para o óleo recuperado de 770 metros cúbicos. Foi especificada capacidade de combate a incêndio padrão FIFI 1, juntamente com posicionamento dinâmico DP1 e classe Clean. As embarcações da Navegação São Miguel terão acomodações para um total de 21 pessoas.

Além do projeto, a Rolls-Royce fornecerá os principais equipamentos e sistemas, incluindo os dois principais thrusters azimutais com 1.470kW com boquilhas, dois propulsores de 590KW de proa, maquinário do convés e sistemas elétricos. As embarcações da Navegação São Miguel serão construídas na classe DNV e navegarão sob a bandeira brasileira.

Perfil- Rolls-Royce é líder no fornecimento de sistemas de energia e serviços para utilização na terra, no mar e no ar, e estabeleceu forte posição nos mercados globais – aeroespacial civil ,aeroespacial militar, marítimo e energia.

Como resultado desta estratégia, a Rolls-Royce tem hoje uma ampla base de clientes, compreendendo mais de 600 companhias aéreas, 4.000 operadores de aviões corporativos e utilitários, além de operadoras de helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.000 clientes maritimos, incluindo 70 marinhas e clientes de energia em quase 120 países, com uma base instalada de 54.000 turbinas a gás.

A Rolls-Royce emprega mais de 38.000 pessoas qualificadas em seus escritórios, unidades de fabricação e de serviços, em 50 países. O Grupo tem forte compromisso com o recrutamento de aprendizes e graduados e com o desenvolvimento complementar das habilidades de seus funcionários.

A Rolls-Royce vem fornecendo produtos e serviços aos mercados: aeroespacial civil e militar, marítimo e de energia brasileiros desde a década de 1950, e atualmente emprega mais de 500 funcionários.

Existem em operação no Brasil mais de 100 Embarcações de Suprimento de Plataformas (PSV, Platform Supply Vessels) e embarcações do tipo Rebocador, de Suprimento e de Manuseio de Âncoras (AHTS, Anchor Handling Tug Supply) dotadas de equipamento Rolls-Royce. Quarenta dessas, construídas por estaleiros brasileiros, seguem o projeto UT da Rolls-Royce.

Os principais clientes do Grupo no setor aeroespacial civil brasileiro são a TAM, que utiliza motores Rolls-Royce Trent 500 em seus A340s, e a Embraer, que emprega o AE3007 para impulsionar as aeronaves da série ERJ145, regional, e os jatos executivos Legacy 600. A Força Aérea Brasileira tem utilizado motores Rolls-Royce desde 1953, e a Marinha do Brasil usa turbinas a gás numa variedade de embarcações e fragatas. No setor de energia, a Rolls-Royce supre a Petrobras com sistemas offshore e terrestres de geração energia elétrica e compressores centrífugos de gás para o projeto do gasoduto Gasene.

Em 2009, a Rolls-Royce investiu £864 milhões em pesquisa e desenvolvimento, dois terços dos quais com o objetivo de melhorar ainda mais os aspectos ambientais de seus produtos, em particular a redução das emissões.

As receitas anuais foram de £10,1 bilhões em 2009, cerca de metade dos quais provenientes de receitas de serviços. O registro dos pedidos firmes e anunciados registrava £58,3 bilhões em 31 de dezembro de 2009, proporcionando visibilidade quanto aos níveis de atividade futura.

O negócio marítimo da Rolls-Royce emprega 8.000 pessoas em 34 países, sendo que os principais centros de fabricação ficam no Reino Unido, nos países Nórdicos, nos Estados Unidos e, cada vez mais, na Ásia.

A Rolls-Royce é líder mundial em soluções marítimas, no fornecimento de produtos, serviços e especialização para mais de 30.000 embarcações nos mercados offshore, mercante, superfície naval e submarino. Ela projeta navios e sua gama de produtos inclui sistemas de propulsão, incluindo motores a diesel e turbinas a gás, hélices, thrusters e hidrojatos. A Rolls-Royce também fornece sistemas de manobra e estabilização e maquinário de convés. Em torno de 30 por cento do movimento das vendas Marítimas é resultante da atividade de suporte a serviços, com uma rede global de vendas e escritórios de serviços em 34 países incluindo o Brasil. O equipamento Rolls-Royce atende a mais de 70 marinhas.

A Rolls-Royce continua investindo em tecnologias, produtos, pessoas e capacidades , com o objetivo de ampliar e fortalecer o portfólio de produtos, melhorar a eficiência e aprimorar o desempenho ambiental de seus produtos. [www.rolls-royce.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira