Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2010 - 13:21

Empresas de excelência disputarão novos pódios nos Jogos

Dezessete trabalhadores-atletas vão defender, nos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), entre 21 e 24 de abril, em Bento Gonçalves (RS), duas empresas de excelência no mundo corporativo. Elas estão entre as três melhores para se trabalhar no país, segundo o Guia Você S.A/Exame de 2009.

Treze deles são da Masa da Amazônia, fabricante de componentes de plástico, câmeras digitais, baterias de laptop e carregadores de celular. Com sede no Pólo Industrial de Manaus, ela foi apontada como o segundo melhor lugar para o trabalhador. A empresa já esteve no topo da lista. Entre 2006 e 2007, ela liderou o anuário.

O bom ambiente reforça a identificação dos trabalhadores com a companhia. Boa parte dos representantes da indústria, 12 jogadores de futebol sete master, um técnico e um tenista de mesa têm mais de dez anos de carteira assinada. O mais antigo é o técnico de laboratório e atacante do time tricolor, Sandro Jean de Oliveira, de 39 anos. Com duas décadas de casa, ele garante que a seleção irá retribuir em campo o incentivo diário. “A empresa nos oferece todo conforto e toda assistência. Ela é preocupada com o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores. Isso nos motiva”, diz.

Para garantir a fidelidade de seus funcionários por tanto tempo, a Masa segue à risca o lema: “A valorização das pessoas é a nossa marca”. O programa Qualidade de Vida, com 18 ações, tem o esporte como referência. A indústria promove anualmente campeonatos internos para estimular seus colaboradores a participarem de eventos da classe, como os jogos do SESI.

Pelo menos 20% dos 894 funcionários entram nos torneios. “Todos os anos, fazemos uma pesquisa de satisfação sobre a nossa política de lazer, que inclui os eventos esportivos. Em 2009, ela alcançou a aprovação de 83,46% dos trabalhadores”, afirma Wendel Nogueira, analista de Recursos Humanos,

Quatro nadadoras também têm muitos motivos para levar com orgulho a marca que carregarão nos maiôs e roupões durante os Jogos. Elas representam a Volvo do Brasil, filial da fabricante sueca de chassis de ônibus, caminhões, motores e cabines. Com 2,8 mil funcionários, no Paraná, é a terceira empresa do país que oferece as melhores condições de trabalho, segundo o guia. Andressa Marques, de 33 anos, integra a equipe que competirá na prova de revezamento 4x50 metros. Há dez anos na companhia, ela aprendeu a nadar somente em 2004, motivada, especialmente, pelos jogos do SESI. “O nome Volvo é orgulho para mim. Vou dar o melhor em Bento Gonçalves”. Andressa é uma dos 230 colaboradores da indústria que disputaram as seletivas para os Jogos Nacionais do SESI deste ano. Número 21% maior que o registrado nas últimas eliminatórias para o torneio, entre 2004 e 2006.

Referência na gestão de pessoas, a empresa mantém amplo programa de qualidade de vida, que abrange projetos de combate ao estresse e tabagismo e estimulo à prática de esportes. A maioria das atividades é desenvolvida na Associação Viking de Funcionários, subordinada à diretoria de Recursos Humanos.

Com 140 mil metros quadrados de área total, o clube oferece 70 atividades de esporte e lazer e, a cada três anos, organiza olimpíadas internas. A última, em 2008, contou com a participação de mil trabalhadores. Para desfrutarem de toda a estrutura da associação, os funcionários pagam um valor simbólico, que representa 20% do valor total de manutenção. Os outros 80% ficam por conta da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira