Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Atividades culturais e presença de atletas olímpicos reforçam parceria entre educação e esporte nas olimpíadas escolares de 12 a 14 anos

Palestras, concurso de desenhos e plantio de árvores estão entre as ações educacionais programadas para o decorrer da competição que envolve 2.700 estudantes de 25 estados brasileiros a partir do dia 17 de novembro.

O projeto de revitalização do esporte estudantil brasileiro, iniciado em 2005, chega a Poços de Caldas, em Minas Gerais, turbinado por um radical incremento da programação que equilibra a busca por medalhas com ações sócio-educacionais. A segunda fase da etapa nacional das Olimpíadas Escolares - JEBs 2006 começa dia 17, e vai até o próximo dia 26 de novembro, reunindo cerca de 2.700 atletas com idade de 12 a 14 anos, de 670 instituições de ensino públicas e privadas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Após as seletivas municipais e estaduais, que aconteceram ao longo do ano, as Olimpíadas Escolares encerram na cidade mineira o calendário esportivo escolar de 2006.

A Cerimônia de Abertura será realizada às 18h da sexta-feira, dia 17, no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur Chaves, com a presença do ex-atleta olímpico Robson Caetano (que acenderá a Pira Olímpica) e de Cauê, a mascote dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. A partir de sábado, dia 18, estarão em jogo medalhas em nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Um extenso calendário de atividades culturais, que correrão paralelas às competições esportivas, reforçará os ideais de inclusão social e complementação da educação pedagógica nas escolas. Além de Robson Caetano, outros atletas olímpicos, entre os quais Vicente Lenílson (atletismo) e Maurício (ex-levantador da seleção brasileira de vôlei), se encontrarão com os estudantes. "A vinda de atletas tão qualificados amplia o interesse dos estudantes na competição em si e na prática esportiva com um todo”, diz o gerente geral de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner. “Estamos avançando na programação e oferecendo várias atividades educacionais. Acreditamos que, desta forma, estamos reforçando ainda mais os laços entre esporte e educação”, completa.

Também estão programadas palestras com o treinador da seleção masculina de basquete, Antonio Carlos Barbosa, dia 17, (sexta-feira), às 15h30, no Hotel Minas Gerais); com técnicos de todas as demais modalidades do programa de competições; e com o Profº Paulo Rodrigo, sobre o tema “Doping e uso de anabolizantes”. Os participantes das Olimpíadas Escolares, porém, terão inúmeras razões para esquecer, por algumas horas, a disputa por medalhas. Os jovens terão à disposição um variado e divertido cardápio de atividades paralelas, entre as quais doação de livros, plantio de árvores, cinema itinerante, concurso de desenhos, festa de confraternização e matinês embaladas por DJs. No dia 18, os atletas de xadrez serão convidados a participar do “Desafio de Xadrez Gigante”, montado sobre um tabuleiro de grandes proporções.

Basquete, tênis de mesa e xadrez abrem o calendário esportivo neste sábado. O sistema de disputa das Olimpíadas é um combustível capaz de aquecer ainda mais as competições: a colocação final determinará a composição de duas divisões a serem implantadas em 2007. A Divisão Especial será formada pelos estados representados pelas equipes classificadas do 1º ao 12º lugares em 2006, ao passo que a Primeira Divisão terá no próximo ano os classificados a partir da 13ª posição.

O esporte escolar é de extrema importância para o desenvolvimento do cenário esportivo de alto rendimento. Na base, descobrimos os novos talentos que serão trabalhados. As Olimpíadas Escolares JEBs 2006 são um evento fundamental, pois possibilitam inclusão social de jovens, ajudando a formar atletas e cidadãos", afirma o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Mais uma vez, o Programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, representará um estímulo à qualidade de desempenho dos estudantes. Durante toda a competição, serão selecionados, por técnicos e árbitros, 24 atletas dos esportes coletivos (três meninos e três meninas em cada modalidade) e os três primeiros colocados nas provas individuais. Preenchidos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério, esses atletas têm o direito de pleitear a bolsa no valor de R$ 300,00 no ano de 2007. Um incentivo fundamental para quem pretende conciliar a prática esportiva com os estudos.

As Olimpíadas Escolares JEBs 2006 - 12 a 14 anos são fruto de uma parceria entre o COB e o Ministério do Esporte, com apoio do governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Poços de Caldas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira