Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2010 - 14:42

Raça Brahman lança campanha de conscientização para pecuária sustentável

Atenta às exigências internacionais de preservação do meio ambiente e ao enfoque sustentável na pecuária, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (Ibflorestas) e o Agrocentro, promoverá a partir da ExpoZebu 2010, que será realizada entre os dias 28 de abril e 10 de maio, em Uberaba/MG, uma campanha pioneira de conscientização socioambiental através do projeto Brahman Sustentável.

A intenção da ACBB, do Ibflorestas e do Agrocentro é distribuir durante a ExpoZebu, em maio e a Feicorte, em junho, 3.000 cartilhas com orientações sobre gestão socioambiental da propriedade rural e sobre como a raça Brahman pode contribuir com a pecuária sustentável. Cada cartilha será acompanhada de duas sementes de árvore nativa com indicações sobre o modo como devem ser plantadas.

“Todos nós sabemos que o agronegócio é tido como vilão quando o assunto diz respeito à preservação ambiental. É um erro culpar um setor tão produtivo por todas as infelicidades que a humanidade comete contra o ambiente em que vivemos. Todos os cidadãos urbanos ou do campo tem sua parcela de culpa perante as alterações climáticas, por exemplo, uma vez que produzimos lixo em demasia, desperdiçamos água, desmatamos áreas para formar cidades, etc. O cidadão deve assumir sua parcela de culpa, assim como nós produtores, devemos promover nossa atividade de forma ainda mais sustentável”, ressalta o engenheiro agrônomo e presidente da ACBB, José Amauri Dimarzio.

Dessa forma, através da ação de conscientização, a ACBB e seus parceiros desejam não só reiterar o compromisso da raça com a sustentabilidade pecuária, mas também mostrar ao mundo que o Brahman é a raça zebuína mundial, sustentável por natureza, pelo fato de ser um animal criado a pasto, altamente produtivo e eficiente. Ou seja, criado adequadamente, além de colaborar com o seqüestro de carbono nas pastagens, o Brahman produz mais, ocupando menor quantidade de área.

O projeto Brahman Sustentável, não ficará restrito apenas a ExpoZebu e a Feicorte. Ações ainda mais efetivas de conscientização deverão ser realizadas durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, entre 17 e 24 de outubro, em Uberaba.

Perfil- O projeto Brahman Sustentável tem como objetivo principal a difusão de informação sobre a necessidade de implantação de uma gestão socioambiental eficaz nas propriedades rurais e sobre como a raça Brahman pode ser uma aliada para tornar a pecuária ainda mais sustentável. Como objetivos secundários o projeto tem a intenção de iniciar uma articulação efetiva da ACBB visando despertar a atenção do pecuarista (seja brahmista ou não) quanto à necessidade de aplicação de práticas sócio-ambientais em suas propriedades e a materialização, inicialmente através das sementes, de uma ação prática nas propriedades rurais visando à recuperação de áreas degradadas e a geração de lucro, inclusive, através de projetos como seqüestro de carbono.

Após esta primeira fase, a campanha deverá ser estendida. A idéia é que pecuaristas tenham acesso à mudas de árvores nativas com fins de reflorestamento, a um custo mais baixo. “A ACBB tem plena consciência de que não basta que sejam plantadas árvores para que a atividade se torne sustentável. Sabemos que existem inúmeras estratégias, como o manejo adequado da pastagem, que por si só já garantem um retorno imediato de benefícios ao meio ambiente. A doação dessas sementes é a materialização de que estamos plantando a semente para a pecuária sustentável, enquanto a cartilha irá trazer o que mais falta ao produtor rural, à mídia e a população urbana: informação adequada”, enfatiza o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.

O projeto Brahman Sustentável conta ainda com o apoio do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) [ www.brahman.com.br / twitter: @BrahmanCongress]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira