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01/06/2007 - 09:05

Cristo abre os braços para receber Projeto Rio nas Escolas

Crianças votaram no monumento para Campanha das Sete Novas Maravilhas

Cerca de 160 alunos da Rede Municipal de Ensino visitaram o Cristo Redentor e participaram da votação que pode transformar um dos mais importantes ícones turísticos do Brasil em uma das sete novas maravilhas do mundo (votação promovida desde 2002 pela organização suíça New 7 Wonders Foundation), na manhã de 31 de maio. Trata-se do Projeto Rio nas Escolas, criado em 2001 pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Especial de Turismo do Rio, e que já levou 40 mil alunos a diversos pontos turísticos da cidade. A iniciativa tem parceria da Secretaria Municipal de Educação e conta ainda com o apoio do Pão de Açúcar, Corcovado e RIOZOO. O objetivo é proporcionar aos alunos da rede municipal a oportunidade de conhecer os mais importantes monumentos turísticos da cidade, despertando-os para a importância da atividade turística.

Na ocasião, o secretário Especial de Turismo do Rio, Rubem Medina, declarou que a sexta edição do projeto consagra a iniciativa, despertando nas crianças, mais amor pela cidade. " A inserção dos alunos da Rede Municipal na eleição do Cristo é mais um importante reforço para a vitória do nosso monumento símbolo, entre as principais maravilhas da Terra", arrematou Medina. Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Corcovado e do Pão de Açúcar estiveram presentes e o coral da Escola Municipal CIEP Vicente Operário Mariano, formado por 40 criança, apresentou músicas com temas sobre a Cidade Maravilhosa.

Nesta edição, que vai até o final do ano letivo, o "Rio nas Escolas" pretende contemplar 110 escolas municipais da 3ª Coordenadoria Regional de Educação e mais de 20 mil alunos. Para isso, o projeto conta com a seguinte logística: três ônibus de turismo fazem os passeios de segunda a sexta-feira, totalizando 320 passeios para pontos turísticos como Corcovado, Pão de Açúcar, Jardim Zoológico ou Praia de Copacabana e também as instalações onde se realizarão as competições dos Jogos Pan Americanos. E os passeios não ficam restritos aos momentos das visitas. Em sala de aula, muitos trabalhos nas áreas de Ciências, História e Geografia são aplicados, levando em conta o que foi aprendido durante a excursão, tornando mais fácil o entendimento das disciplinas. Haverá também um concurso de desenhos dos pontos turísticos visitados, e o melhor trabalho concorrerá a prêmios, entre eles um computador.

O projeto já atendeu 40 mil crianças e adolescentes, de 439 escolas das 4ª, 6,ª e 8ª Coordenadorias Regionais de Educação, além de núcleos dos projetos MEL (crianças carentes) e Terceira Idade, ambos da Prefeitura do Rio de Janeiro, durante o período de férias escolares. O reconhecimento da importância do Rio nas Escolas veio por meio do Prêmio Top Social 2003, concedido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing), em junho de 2003. O programa foi o único desenvolvido por uma Prefeitura a ser premiado, dividindo o troféu um dos vencedores com multinacionais como Audi do Brasil, Fundação Volkswagen, IBM do Brasil, Shell, entre outras. Foram 197 ações inscritas - por empresas e instituições ligadas aos setores de serviços, petroquímica, financeiro, farmacêutico, industrial, energético, automobilístico, imobiliário e telecomunicações – sendo selecionadas 40.| Site para votação www.n7w.com ou www.corcovado.com.br

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