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20/04/2010 - 08:46

Ingram Micro Brasil lança o programa estruturado de canais IMpacto

Nome traduz o compromisso da distribuidora: um pacto que estabelece regras claras de relacionamento com os revendedores, com política comercial e plano de benefícios e compromissos, e classificação dos canais em duas categorias - Gold e Member.

A Ingram Micro Brasil, subsidiária da maior distribuidora global de tecnologia, dá início em abril a uma nova fase em seu relacionamento com os revendedores, com o lançamento do programa estruturado de canais IMpacto. O nome escolhido resume o conceito do programa: IM de Ingram Micro e “pacto”, no mais amplo sentido de compromisso, com a definição de regras claras de política comercial e plano de benefícios para os canais de acordo com sua classificação em categorias, Gold e Member. “Nossos revendedores passam a contar com vantagens adicionais ao atual sistema de apoio em pré e pós-vendas. Além de acesso ao portal IMPacto, que contém informações relevantes aos seus negócios, também passam a acumular vantagens, tanto financeiras quanto em pontuação de vendas, revertidas em prêmios e descontos”, diz Marcelo Medeiros, presidente da Ingram Micro Brasil.

O portal IMpacto, que entra no ar em abril, está diretamente atrelado ao programa e vai disponibilizar serviços e informações para o relacionamento diário das revendas com a Ingram Micro Brasil. Lá, os parceiros terão acesso a serviços como cadastro, manutenção de seus dados, sistema de comércio eletrônico Compre Fácil, informações de comissões, solicitação de RMA, relatório de pedidos faturados e incentivos. O portal também vai reunir informações sobre campanhas de marketing, agenda de eventos e treinamentos, lista de produtos e soluções e notícias de TI, além de oferecer um canal de comunicação.

Para entrar no programa, na categoria Member, o primeiro passo é o revendedor estar cadastrado no Portal IMpacto. A partir daí, um modelo de pontuação que envolve o volume e frequência de negócios, levando em conta também a região geográfica, vai definir as revendas que acedem à categoria Gold. Outro item que conta para o enquadramento do revendedor dentro do programa é o seu potencial de geração de negócios e sua especialização.

Os benefícios variam conforme a categoria. Os revendedores Member, além do acesso ao portal IMpacto, terão direito a participação em treinamentos técnicos e capacitação em vendas, eventos e road shows. Já para os parceiros Gold, a esses benefícios se somam também o programa de incentivos, ações de marketing cooperado para geração de demanda. O programa será dinâmico e permitirá mobilidade entre as categorias. “A cada seis meses serão avaliadas as ações das revendas e uma nova classificação será feita”, completa o presidente da Ingram Micro.

O programa de incentivo prevê que a cada R$ 1 mil em compras o revendedor Gold receba um ponto. Ao final de cada trimestre, esses pontos poderão ser resgatados em forma de prêmios pré-estabelecidos e divulgados no portal, ou em dinheiro. A pontuação levará em conta, exclusivamente, o volume de produtos vendidos.

Uma das bases da estratégia da Ingram Micro Brasil, contemplada no programa de canais, é garantir uma comunicação eficiente com seus parceiros. Para isso, além do portal, a distribuidora também reformulou sua publicação trimestral, que tem novo nome, Revista Impacto, e novas seções para levar ainda mais informação de qualidade aos revendedores. Também está sendo preparado o Road Show IMpacto, que vai apresentar a distribuidora e o programa de canais nas principais capitais do país, com a participação de fabricantes e atividades paralelas junto aos revendedores e seus clientes de cada cidade do roteiro. Outros eventos e atividades estão sendo planejados e serão anunciados no decorrer do ano.

“O programa IMpacto sela um compromisso da Ingram Micro com seus parceiros que começa oficialmente em abril, mas é o resultado de um processo iniciado há quatro meses, quando começamos a fazer um levantamento das necessidades e sugestões dos revendedores. Estamos confiantes de que com ele estamos oferecendo as melhores condições para que nossos canais aproveitem ao máximo as oportunidades de negócios que o aquecimento da economia reservam para este e os próximos anos”, resume Medeiros.

Perfil da Ingram Micro Inc. – Líder mundial em vendas, marketing e logística para o setor de tecnologia e uma das empresas mais admiradas do mundo, segundo o ranking da revista Fortune, a Ingram Micro Inc. e suas subsidiárias atuam em mais de 100 países e distribuem mais de 280 mil produtos para mais de 165 mil revendas. Com sede em Santa Ana, Califórnia, e única distribuidora global de TI com operações na Ásia, a Ingram Micro Inc. registrou, em 2008, um resultado de US$ 34,36 bilhões em vendas globais. Líder também no Brasil, a empresa tem sede em São Paulo e conta com mais de 200 associados no país, trabalhando com uma rede composta por dez mil revendas, e distribuindo mais de quinze mil produtos de quase cinqüenta fabricantes – AMD, AOC, APC, Borland, Brother, CA, Canon, Canon/Elgin, Check Point, Cis, Cisco, Corel, ECS, Elite Group, EMC2, Enermax Imports, Epson, Genius, HP, IBM, Itaucom, Juniper, Kingston, Labtec, Lenovo, Lexmark, LG, Linksys, Logitech, Maxell, McAfee, Microsoft, Microsoft OEM, Motorola, MSI, Naxus, OKI, Oracle, Palm, Panda, Philips, Proview, RedHat, Samsung, SMC Network, Sonicwall, Sony, Sun, Symantec, TecnoWorld, TrendMicro, Urmet Daruma, ViewSonic, V7, Xerox e Zebra. | www.ingrammicro.com.br

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