Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 09:05

Projeto Matrícula Informatizada recebe prêmio do Sistema Firjan


A secretária de Educação, Tereza Porto, recebe o prêmio das mãos do diretor técnico da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Simonsen

A Matrícula Informatizada, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), foi a primeira colocada no nível estadual, da categoria G2C (governo para cidadãos), do IV Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, do Sistema Firjan. No dia 19 de abril (segunda-feira), a secretária de Educação, Tereza Porto, recebeu o prêmio das mãos do diretor técnico da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Simonsen.

- Estou especialmente feliz, porque esse produto foi desenvolvido pelo Proderj, o órgão que eu tive o privilégio de presidir por sete anos. O sistema começou a ser desenvolvido na época em que eu estava lá – contou a secretária, agradecendo pelo empenho a todos os funcionários do Proderj, ali representados pelo presidente do órgão, Paulo Coelho, o vice-presidente, Alexandre Reis Gitahy da Silva, e a gerente de Projetos da Educação, Elenice Cunha.

Tereza Porto também falou sobre outra ação bem-sucedida. Este ano, pela primeira vez, aconteceu a matrícula integrada dos alunos da rede pública estadual com a Prefeitura do Rio.

- O Governo do Estado vem investindo muito em tecnologia da informação para facilitar a vida do cidadão e fazer com que os nossos processos internos sejam cada vez mais ágeis e eficientes – destacou a secretária, que representou o governador Sérgio Cabral na solenidade.

O Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica é uma iniciativa do Sistema Firjan, com o apoio do Sebrae-RJ, que destaca e valoriza iniciativas que utilizam a internet para auxiliar a reduzir a burocracia estatal e facilitar o cotidiano dos usuários dos serviços públicos.

- Em todo o mundo, esse sistema eletrônico chamado de eGOV (eGovernment) vem se construindo na grande ferramenta na utilização das tecnologias da informação. Além de simplificar e aperfeiçoar os processos, essa ferramenta elimina a formalidade e exigências burocráticas que não se justificam e oneram os cidadãos, as empresas e os cofres públicos. Esse tipo de premiação prestigia e incentiva a prestação de serviços públicos via internet que facilitam, portanto, o dia a dia dos cidadãos, das empresas e de todos os níveis de governo – explicou o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, recebeu o prêmio no nível federal com o projeto Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado. Ele comentou a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação em garantir mais conforto para as famílias na hora de matricularem seus filhos.

- Fazer a matrícula na sua casa é fantástico. Supera uma fase em que os pais iam para a porta das escolas até mesmo de madrugada. Assim acontecia na Previdência Social. As pessoas para buscarem um direito nas nossas unidades de atendimento muitas vezes dormiam nas filas, e esse era um processo que se retroalimentava de forma negativa. Nós trabalhamos para que isso não acontecesse. Hoje, de qualquer lugar do país, pelo telefone 135, é possível agendar dia, local e horário de atendimento.

A premiação foi dividida nas categorias G2B (governo para empresas) e G2C (governo para cidadãos), nos níveis municipal, estadual e federal. A comissão julgadora foi composta por: Andréa Cocramo, gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RJ; Nelson Cardoso, gerente executivo de TI, da BR Distribuidora; Paulo Roberto Almeida, consultor de TI da Petrobrás Distribuidora; Luiz Sérgio de Souza Caetano, presidente do Sindicato da Indústria de Refino e Moagem de Sal do Estado do RJ; Nelson Vasconcelos, jornalista de O Globo; Daniel Eisenberj, jornalista e empresário especialista em conteúdo web; Sérgio Gustavo Costa, coordenador de projetos da FGV; e Eduardo Neto, coordenador de pesquisas da FGV Projetos.

Também estiveram presentes à solenidade: a ministra do Desenvolvimento Social, Marcia Lopes; a superintendente da Receita Federal no RJ, Denise Esteves Fernandes; o prefeito de Barra Mansa, José Renato Bruno Carvalho; o diretor técnico da Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Simonsen; e o diretor superintendente do Sebrae RJ, Sérgio Malta.

As iniciativas premiadas- Na modalidade G2B a Prefeitura do Rio de Janeiro ficou com a primeira colocação pelo Portal Alvará Já (http://www0.rio.rj.gov.br/alvaraja/index.php). Na modalidade estadual, venceu a Secretaria da Fazenda do Paraná com o Ar.Internet (http://www.fazenda.pr.gov.br - selecionar a opção AR.internet). No campo federal, o prêmio ficou com o Ministério da Fazenda / Receita Federal pelo SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital - http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal/o-que-e.htm).

Na categoria G2C o vencedor na categoria municipal foi a Prefeitura de Barra Mansa/RJ pelo Planejamento Online (www.barramansa.rj.gov.br/e107/news.php). Na categoria estadual, a primeira colocação ficou com a Secretaria de Educação do RJ / PRODERJ com a Matrícula Informatizada (www.matriculafacil.rj.gov.br). No âmbito federal, a premiação vai para o Ministério da Previdência Social pela Agência Eletrônica de Serviços ao Segurado (http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=54).| Ascom/Educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira