Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 10:03

Centro de Monitoramento Integrado de Segurança vai reprimir a criminalidade

Preocupada com o crescimento da violência nas cidades do interior, a Prefeitura de Cabo Frio inaugura no dia 20 de abril (terça-feira), às 19h, o Centro de Monitoramento de segurança da cidade. A criação do espaço e do sistema faz parte da política de segurança da Prefeitura no combate à criminalidade e vem de encontro com dados do Mapa da Violência 2010 divulgado recentemente pelo Instituto Sangari que revela dados alarmantes sobre o interior do país. O estudo apontou que, enquanto nas capitais brasileiras, o número de homicídios caiu, nas cidades do interior, os índices aumentaram no período de 1997 a 2007.

Segundo o autor da pesquisa, o aumento da criminalidade no interior se deu principalmente a partir do ano 2000 quando muitas empresas migraram para esses municípios e melhoraram o padrão de consumo dos moradores. Como consequência, essas cidades se tornaram alvos para a criminalidade. Cabo Frio aparece no 43º lugar no ranking dos municípios com maiores índices de homicídios.

Localizado em frente à Praia do Forte, principal cartão-postal de Cabo Frio, o Centro tem o objetivo de combater a violência monitorando todo o município por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, de acordo com a demanda de ocorrência de crimes e infrações de trânsito, tais como a orla da Praia do Forte, Praça Porto Rocha e Boulevard Canal.

O Centro terá um sistema integrado com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Cabo Frio, promovendo a fiscalização e prevenção de delitos e acidentes no trânsito, além de antecipar ações de segurança destes órgãos. No Centro de Monitoramento, haverá uma equipe dia e noite composta por policiais, guardas municipais e funcionários da Prefeitura.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Coronel Gilson da Costa, a unidade será essencial para o trabalho de segurança na cidade:

“Para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal será importante para obter informações sobre quaisquer acontecimentos e eventos na cidade, promovendo ações de planejamento mais eficazes. No cotidiano, poderemos controlar o trânsito com as câmeras, prevenir e punir delitos, como saidinhas de banco e assaltos, com a identificação dos elementos. Gradualmente, iremos integrar o trabalho de segurança, com estes órgãos, garantindo o clima de paz e segurança em Cabo Frio. O objetivo também é estabelecer um trabalho direto com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, que já vem desenvolvendo um trabalho intenso de monitoramento e apresenta resultados satisfatórios. Estas atitudes serão trazidas para cá, inclusive por meio de mapas e softwares”, explicou ele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira