Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 10:13

Circuito Mundial de Vôlei de Praia comprometido com o meio ambiente


Projeto de gestão ambiental envolve coleta seletiva de "lixo", reciclagem e plantio de árvores.

Além do encontro da elite da modalidade, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia/ SWATCH FIVB World Tour, que acontece de 19 a 25 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será, mais uma vez, palco de diversas ações ambientais, que visam envolver a comunidade local e conscientizar o público sobre a necessidade de mudanças urgentes de comportamento e consumo.

Novamente sob responsabilidade da Recicleiros, a implementação do projeto de gestão ambiental na etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2010 inclui a participação de diversas iniciativas sociais de Brasília que trabalharam no evento do ano passado, com resultados bastante satisfatórios. "Do total de cinco toneladas de resíduos coletadas, quase duas foram recicladas, contribuindo com a preservação do meio ambiente e gerando renda para os cooperados que realizaram a triagem do material", explica Erich Burger, diretor da Recicleiros.

Em 2009, além das 200 lixeiras - para resíduos recicláveis, não recicláveis e orgânicos - espalhadas pela arena, foram distribuídos 9 mil bota-bitucas ao público que passou pela área do torneio e instalados 50 bituqueiros (uma espécie de bota-bituca gigante) em diversos pontos para ajudar na coleta desse resíduo. Fernando von Oertzen, VP de Novos Negócios da ReUnion Sports & Marketing, uma das empresas organizadoras do evento, conta as novidades. "Além da Estação Recicleiros, aberta ao público e voltada especificamente para o processo de reciclagem de resíduos, este ano também serão disponibilizados nas arquibancadas painéis com saquinhos para facilitar o descarte de material da torcida que está assistindo aos jogos", completa.

Going Green III - Pelo terceiro ano consecutivo, a etapa brasileira do Circuito Mundial adota medidas para compensar os gases de efeito estufa (GEE) emitidos durante a sua realização. E plantar árvores é uma delas. A Recicleiros foi a responsável pela "matemática verde" que levou em conta viagens aéreas de atletas e organização, deslocamento do público, consumo de energia elétrica e de gás, e geração de lixo, entre outras fontes emissoras de poluente, para estimar o volume de GEE. O resultado da conta foi transmitido à Iniciativa Verde, entidade sem fins lucrativos, que será a responsável pelo plantio.

"Muitas vezes, pequenos gestos e bons exemplos podem fazer a diferença para que as pessoas percebam a necessidade de mudar seus hábitos. Como organizadores, a RB2 e a ReUnion estão fazendo sua parte por intermédio do plantio de mudas de árvores, coleta seletiva de lixo e gestão de resíduos, uso de lâmpadas flourescentes e de biodisel nos geradores, durante a nossa permanência em Brasília, além da utilização de papel com origem certificada em todo material impresso do evento. É possível e está ao alcance de todos fazer algo positivo pelo planeta. O torneio do Guarujá em 2008 foi pioneiro em ações ambientais e tivemos o apoio de todos os jogadores. É uma questão de consciência e de atitude", declara von Oertzen.

E pela adoção desse conjunto de medidas que visa a preservação do meio ambiente, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia - Brasília 2010 - recebeu o selo GESTÃO AMBIENTAL emitido pela Recicleiros.

Patrocinada por Banco do Brasil, Governo do Distrito Federal, Brasiliatur, Kia Motors, Isto É Gente, Webjet, SKY, Brasal e Brasilprev, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia é uma realização das empresas RB2 Eventos e ReUnion Sports & Marketing, em parceria com a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). [www. mundialvoleidepraia.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira