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20/04/2010 - 10:32

Vivo volta a ter 30% do mercado brasileiro um ano e meio depois

Operadora brasileira da Portugal Telecom já não sabia o que era ter 30% do mercado desde setembro de 2008.

Brasília - A Vivo, operadora de telefonia móvel controlada pela Portugal Telecom e pela Telefónica, voltou em março a passar a marca dos 30% de quota de mercado no Brasil, um registro que tinha alcançado pela última vez em setembro de 2008, há um ano e meio, segundo os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A operadora brasileira da Portugal Telecom fechou março com 53,95 milhões de acessos, correspondentes a 30,12% do mercado brasileiro de telefonia móvel. A última vez que a Vivo tinha ultrapassado a marca dos 30% de participação tinha sido em setembro de 2008, quando alcançou 30,03%. Em agosto de 2008 a Vivo tinha 30,12% de quota.

No último trimestre de 2008 a Vivo começou a perder quota de mercado, ficando desde então sempre abaixo dos 30%, perante a concorrência apertada da Claro e da TIM.

No passado mês de março a Claro registrou uma participação de 25,45%, com 45,58 milhões de usuários, segundo a Anatel. Já a TIM fechou o primeiro trimestre de 2010 com 23,65% de participação e 42,37 milhões de acessos. A Oi é a quarta operadora do mercado brasileiro, com 20,4% de quota e 36,55 milhões de acessos.

O mercado brasileiro entrou em abril com 179,1 milhões de acessos, de acordo com a Anatel, beneficiando de cerca de 2,3 milhões de habilitações realizadas durante o mês de março, um aumento de 1,32% face a fevereiro. "O crescimento no terceiro mês do ano e no primeiro trimestre são os maiores da série histórica [iniciada no ano 2000]", informou a Anatel.

O Brasil tem agora uma densidade de 93 acessos por cada 100 habitantes (crescimento de 1,84% sobre o mês anterior).

Do total de acessos, 147.730.397 (82,48%) são pré-pagos. Os demais 31.379.404 (17,52%), pós-pagos.

A tecnologia GSM responde por 88,37% do mercado brasileiro de telefonia móvel, enquanto o WCDMA pesa 4,86% e o CDMA 3,81%.

Vivo contribuiu para metade dos lucros da Portugal Telecom - Fechando 2009 com 29,75% de participação no Brasil e mais de quatro pontos percentuais de vantagem sobre a segunda maior operadora (Claro), a Vivo deu no ano passado um dos mais importantes contributos para os resultados da Portugal Telecom.

O lucro líquido da Vivo em 2009 foi de R$ 857,5 milhões (336 milhões de euros), 120% acima do registrado no ano anterior. Já a Portugal Telecom lucrou 684 milhões de euros no mesmo período, com um crescimento de 20%.

Apontada como ativo estratégico para a expansão da Portugal Telecom, a Vivo já conquistou no primeiro trimestre de 2010 mais de 2,2 milhões de clientes, atendendo aos números divulgados pela Anatel.| Jorge Horta/Portugal Digital.

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