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20/04/2010 - 10:38

Crivo define conselho consultivo

Fernando Blanco, Mauro Muratório Not e os fundadores Daniel Turini, Marcos Rochlitz e Paulo Cesar Soares farão parte do time responsável por uma das principais práticas de governança corporativa de uma empresa: o conselho consultivo.

São Paulo - No último ano, a Crivo se dedicou a profissionalizar sua gestão, pré-requisito para que pudesse montar um conselho consultivo focado na revisão de processos e expansão dos negócios. Este mês, a empresa anuncia oficialmente a criação de um conselho consultivo que contará com Fernando Blanco, Fundador e Presidente do IDCC (Instituto para o Desenvolvimento da Cultura do Crédito), que foi até recentemente Country Manager do grupo francês Coface, e Mauro Muratório Not, que fundou e presidiu a operação da Microsoft no Brasil por vários anos, atual CEO e presidente da TBA.

Outra novidade é que os três sócios-fundadores da empresa, a partir de agora, se afastam do dia a dia das operações para se dedicar ao conselho consultivo e à inovação tecnológica – característica que consagrou a companhia. É a única que oferece um software de decisão de crédito e risco – o Crivo, que vai além da simples consulta de bases de dados e devolutiva de informações para o usuário, fazendo a análise e cruzamento dos dados para entregar em poucos segundos uma decisão de crédito. Essa inteligência do sistema configura um profundo avanço no que se refere a automatização de processos de análise de crédito e risco.

Segundo Daniel Turini, um dos fundadores da empresa, a primeira ação do conselho será estabelecer uma série de estratégias de atuação da empresa a fim de estruturá-la para continuar crescendo de forma sistemática. “Este ano ainda queremos dobrar nosso faturamento”, afirma Turini, relembrando que desde 2004 a empresa vem dobrando sua receita a cada ano. “A virada aconteceu graças à mudança do modelo comercial; quando entendemos que o mais importante era mostrar os benefícios da nossa tecnologia ao negócio do cliente”, acrescenta.

Para manter seu ritmo de crescimento, planeja entrar em novos mercados e lançar novos produtos e serviços. Atualmente, a empresa lidera a oferta de tecnologia para decisão de crédito e risco em bancos, financeiras, seguradoras, operadoras de Telecom e varejistas. “Com o conselho, cada gestor da Crivo terá a missão de entregar números e resultados concretos das ações definidas durante as reuniões mensais”, explica Turini.

Processo pré-conselho - Antes do montar o conselho consultivo, a Crivo passou por um longo processo de seleção pela Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo em países em desenvolvimento. O resultado foi à entrada da empresa para o time de empreendedores do Instituto Empreendedor Endeavor, do qual Blanco é voluntário-mentor.

Para o executivo, o principal objetivo do conselho consultivo é agregar conhecimentos externos para empresa, visando o desenvolvimento do negócio. “Estamos na era do conhecimento, desta forma, todos, incluindo grandes executivos, devem estar abertos a ouvir e compartilhar experiências. É a partir da troca de ideias que melhores resultados são alcançados”, ressalta Blanco

Dividindo a mesma opinião, Muratório complementa: “Levamos nossa bagagem profissional e mostramos uma visão externa do negócio a partir de outro angulo, sempre focando nas melhores práticas de desenvolvimento sustentado”.

No decorrer do processo que durou um ano, e um ano depois de integrar o time da Endeavor e receber orientação dos principais executivos e empreendedores do País, a Crivo identificou vários pontos de melhoria, a maioria ligados à gestão. “Era fundamental ter uma equipe de gestão profissionalizada, abandonando vícios comuns a uma empresa familiar que nos impediria de continuar crescendo ou pelo menos tornaria esse processo mais moroso”, conta Turini.

Profissionalização da gestão - A profissionalização da gestão da Crivo foi marcada pela contratação do executivo Ricardo Uzal, ex-VP da Equifax, para atuar como Chief Financial Officer (CFO). Na área de tecnologia, antes sob comando do sócio-fundador Paulo Cesar Soares, chegou à empresa, no segundo semestre de 2009, o executivo Daniel Polistchuck vindo da Borland para atuar no desenvolvimento de novos produtos e sistemas, como Chief Technology Officer (CTO). Em janeiro último, a empresa anunciou a chegada do executivo Thiago Diniz, também vindo da Borland, para assumir a recém-criada Diretoria de Serviços, com o desafio de desenvolver e implementar estratégias e operações de serviços, que posicionem a empresa para além do fornecimento de software.

Além dos executivos que vieram do mercado, a Crivo passou por um longo processo de avaliação dos talentos internos que culminou em uma série de movimentações internas. Nessa linha, Rodrigo Del Claro, antes diretor de marketing e relacionamento com clientes passou a comandar, com dedicação exclusiva, a diretoria de marketing e vendas, tendo sob sua responsabilidade a equipe comercial, de marketing e comunicação interna, com o mercado e com a imprensa.

A Crivo - Há dez anos, a Crivo abriu as portas como fornecedora de tecnologia para decisão de crédito. Nesta primeira década, adquiriu conhecimento de negócios nas áreas de finanças, seguros, telecomunicações e varejo, capacitando-se, também, como fornecedora de consultoria e serviços de alto nível para apoiar as decisões de crédito, risco e fraude das empresas. Focada na qualidade e inovação, a Crivo oferece produtos e serviços para todo o ciclo de crédito: cadastro, fraude, risco de crédito, scoring, limite, decisão, cobrança e avaliação de carteira.

Em 2009, a empresa registrou receita de R$ 20 milhões e processou aproximadamente 200 milhões de operações. Desde sua fundação, recebeu importantes prêmios. Em 2008, ocupou o 5º lugar no ranking Deloitte e Exame PME das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Além disso, conquistou o Prêmio Endeavor & EXAME PME de Empreendedorismo, na categoria Potencial de Crescimento, e entrou para o time Empreendedores Endeavor. Em 2009, figurou novamente no ranking Deloitte e Exame PME, além de receber do Anuário Informática Hoje o prêmio “Destaque do Ano” no segmento de Desenvolvedores de Software – Pequeno Porte. * FCC comemora conquista de três prêmios para linha de adesivos Acquafort

A FCC, fabricante de sistemas de colagens e vedantes e de compostos termoplásticos e resinas poliuretanas, comemora a conquista de três premiações com uma mesma linha de adesivos, a Acquafort.

A indústria recebeu o prêmio Assintecal/Petrobrás de Tecnologia em Adesivos e Processos de Colagem para Calçados, com o Acquafort Eco 9500 Mono.

Durante a Fimec, o Acquafort 9500 SBR recebeu o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal/Braskem – Categoria Tecnologia e o Prêmio Lançamentos Fimec – Categoria Tecnologia.

Acquafort é uma linha de adesivos feitos à base de água, sem uso do isocianato como reticulador, para colar solas de SBR sem a necessidade do processo de halogenar. O Acquafort tem como uma das vantagens o fato de ser em um único produto, uma solução que elimina o uso de solvente, do polisocianato e também do Primer halogenante .

Uma característica importante do adesivo utilizado em calçados é a sua solidez à luz, fundamental em calçados esportivos, em que são utilizados cabedais de cores claras, em sua maioria, brancos. Como apresenta alta solidez à luz, com filme adesivo que não amarela quando exposto à radiação solar, o adesivo pode ser usado em processo de tênis vulcanizado, oferecendo resistência ao amarelamento, praticidade na aplicação e alto desempenho de colagem.

Entre as vantagens oferecidas pelo produto premiado, está a redução do tempo de processo de colagem e de custo do processo, já que não é necessário halogenar.

O Acquafort é um dos lançamentos da FCC neste início de 2010. O produto está dentro da filosofia da industria, que tem como slogan a expressão “Naturalmente sustentável”. Toda a área de desenvolvimento da empresa está focada na busca de soluções que auxiliem o setor calçadista a trabalhar de forma cada vez mais ambientalmente sustentável.

A conquista de três prêmios para um mesmo produto “é o reconhecimento da consistência de um trabalho de dedicação de toda uma equipe, que resulta em benefícios para o sistema calçadista”, afirma o diretor de Adesivos da FCC, Valdemar Masselli.

Com 41 anos de fundação, a FCC é uma das maiores fabricantes de sistemas de colagens e vedantes, compostos termoplásticos e resinas poliuretanas, e insumos e componentes para calçados da América Latina.

Buscar o crescimento baseado na tecnologia e qualidade dos produtos e serviços, tendo sempre como foco o investimento que garanta o futuro sustentável, é a linha de condução da atuação da indústria que é o maior e mais diversificado fornecedor de elastômeros na América Latina.

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