Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 11:06

12º Congresso da ONU debate desafios no combate à criminalidade

Secretário geral do evento destacou principais obstáculos à justiça e se declarou satisfeito com os avanços da Declaração de Salvador.

O secretário geral do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, Antonio Maria Costa, abriu os trabalhos na Plenária do Centro de Convenções da Bahia, no dia 18 de abril (domingo). No segundo dia das sessões do Segmento de Alto Nível do evento, Costa, que também é diretor executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), falou sobre os principais tópicos debatidos durante o Congresso.

Os pontos centrais da fala do secretário giraram em torno dos desafios no combate à criminalidade mundial, além do avanço no texto da Declaração de Salvador. O documento técnico-político, que será apresentado ao final do evento, foi elogiado pelo representante da UNODC. “Estou satisfeito com o que tem sido feito com a Declaração de Salvador. Em 2015, no próximo Congresso, poderemos ver o que progrediu no combate ao crime”, espera.

Para o secretário geral, o combate à criminalidade encontra diversos obstáculos. “Até este momento, o Congresso colocou o sistema de Justiça Criminal no banco dos réus. Muitos Estados não conseguem manter a ordem pública, na distribuição da justiça e da segurança. Juízes são intimidados ou mesmo assassinados, o que significa a negação da justiça”, afirmou.

Lavagem de dinheiro, crime organizado, tráfico de pessoas, mercado de produtos falsificados e crime cibernético foram outros temas apontados por Costa como prioritários. O secretário ressaltou a necessidade de envolver a sociedade civil na luta para conter o avanço do crime e na promoção da justiça.

O encontro teve continuidade com a ministra da Justiça da República Tcheca, Daniela Ková?ová, que falou sobre os desafios relacionados à juventude, seguida dos representantes de países como Irã, Egito, Itália, Canadá e Peru.[ www.crimecongress2010.com.br | Twitter.com/crimecongress ] | CNJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira